24.11.2014

3º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade completa quadro de jurados

Confira aqui o corpo de jurados do 3º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade
ARIEL PARES
Diretor do Departamento de Produção e Consumo Sustentável no Ministério do Meio Ambiente – DPCS/SAIC/MMA e Subsecretario de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR).

Na sua trajetória destaca-se a função de Diretor de Planejamento e Secretário Adjunto, na Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI) e a coordenação da elaboração e o gerenciamento do PPA 2000-2003 e do PPA 2004-2008. Ocupou também a função de Secretário de Planejamento e Investimentos Estratégicos de 2004 a 2007.

ALEXANDRE GARRIDO
Coordenador da ABNT na Comissão de Estudos de Gestão da Sustentabilidade para Meios de Hospedagem.

Atua com o tema Turismo Sustentável há mais de 12 anos, desenvolvendo e implementando metodologias de gestão para Meios de Hospedagem e Operadoras de turismo. Garrido é autor de Guias sobre Gestão da Sustentabilidade para Meios de Hospedagem e Coordenador da ABNT, na Comissão de Estudo de Gestão da Sustentabilidade em Meios de Hospedagem.

CLAUDIA TONACO
Editora-chefe da Revista Travel 3

Claudia Tonaco é diretora da TRAVEL3 – plataforma de mídia que inclui a revista TRAVEL3, mensal e impressa + o TRAVEL3 Online, website com notícias diárias sobre o trade turístico e o mundo das viagens + mídia social + edições no iPad e, em breve, no iPhone.
Escrevendo sobre viagens desde o início da década de 1990, Claudia Tonaco foi apresentadora, produtora e consultora de programas de turismo em canais de TV a cabo e na rede Bandeirantes de televisão. Foi editora de alguns dos mais destacados cadernos de turismo da imprensa de Minas Gerais e produz e apresenta um programa de rádio que está no ar, ininterruptamente, desde 1993 – o Embarque na Viagem – hoje na BandNews FM de Belo Horizonte.

FERNANDA DALTRO
Consultora de Produção e Consumo Sustentáveis do PNUMA

Atuou por nove anos no Ministério do Meio Ambiente, na Gerência em Produção e Consumo Sustentáveis, na Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental. Atualmente, entre outros projetos, coordena a campanha Passaporte Verde 2014, do PNUMA .

HELENA COSTA
Assessora Especial do Ministro do Turismo e Doutora em Desenvolvimento Sustentável

Autora do livro “Destinos do turismo: percursos para a sustentabilidade” e doutora em Desenvolvimento Sustentável, Helena Costa dedica-se a temas como relações sociais de cooperação e conflito entre atores do turismo, competitividade, redes de pequenas empresas do turismo, turismo comunitário e desenvolvimento sustentável.

ISABEL BARNASQUE
Coordenadora Geral de Sustentabilidade do Ministério do Turismo

MARCELO CALADO
Assistente da Gerência de desenvolvimento SENAC.

Graduado em Turismo pelo Centro Universitário Ibero Americano, Pós Graduado em Gestão Ambiental pelo Senac São Paulo e Administração e Marketing pela Fundação Álvares Penteado FAAP. Gestão de Turismo Sustentável e Desenvolvimento Local, formado pelo Centro de Formação da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Presidente do Conselho de Turismo e Negócios da Fecomércio de São Paulo, Membro do Conselho Municipal e Estadual de Turismo.

MÁRCIO FAVILLA
Diretor Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT)

Diretor executivo da OMT – Organização Mundial do Turismo. Atuou  entre 2003 e 2007 como vice-ministro de Turismo  e de Relações Institucionais da Presidência (2007/2009).

MARGARET GRANTHAM
Diretora para América do Sul do Centro de Turismo Alemão  (DZT)

Desde 2004 atua com marketing de destinos turísticos, iniciando sua carreira como Coordenadora de Marketing do Centro de Turismo Alemão. Foi professora de Marketing Turístico no curso de Turismo e Hotelaria da UNIP – Universidade Paulista de Santos. Atuou no Escritório Brasileiro de Turismo (da EMBRATUR) na Alemanha, onde foi responsável pela divulgação do destino turístico Brasil nos mercados Alemanha, Áustria e Suíça. Em 2011 retornou ao Brasil e assumiu a direção do Centro de Turismo Alemão em São Paulo, sendo responsável pela divulgação do destino turístico Alemanha no Brasil e América do Sul.

MARI MASGRAU
Diretora Geral de São Paulo do Mercado & Eventos

MÁRIO GASPARINNI
Diretor da Ifaseg/QBE

Especialista em normalização, certificação e gestão empresarial. Atua com o tema Turismo Sustentável há mais de 12 anos, com desenvolvimento e implementação de metodologias de gestão para Meios de Hospedagem e Operadoras de turismo.

MARIANA ALDRIGUI
Professora e pesquisadora da Universidade de São Paulo na área de Turismo

Com mestrado em Ciências da Comunicação e Doutorado em Geografia Humana/Turismo Urbano, possui experiência em empresas turísticas e pesquisa, atuando há mais de 20 anos na integração entre conhecimentos teóricos e práticos para orientação dos novos profissionais.
É também coordenadora do programa GTTP (Global Travel & Tourism Partnership) no Brasil, e membro do Conselho Mundial de Turismo Responsável da WTM.
PATRICIA CRESPI
Gerente de Marketing Travelport para América Latina  

Patricia Crespi atualmente é Gerente de Marketing para América Latina da Travelport, empresa líder mundial em tecnologia para a indústria de transporte e turismo. Nesta posição, é responsável pela gestão de marketing e comunicação da região e antes de se juntar à equipe de Marketing, foi Gerente Regional de Produto para o Brasil. Patricia Crespi atuou em posições executivas em empresas como Sabre Travel Network e Amadeus. Graduada em Marketing, também possui experiência fora do Brasil quando atuou em desenvolvimento de negócios na Alten, empresa de consultoria em TI no sul da França.

PAUL J. DALE
Assessor Técnico de Gabinete – Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Trabalhou nos últimos 25 anos com setor florestal e produção agrícola, além de planejamento em turismo sustentável.  Promoveu apoio a várias ONGs em conservação da biodiversidade; suporte técnico ao Presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

OLIVER HILLEL
Programme Officer da UNEP

Biólogo com mestrado em Educação Ambiental e MBAs em Contabilidade Gerencial e Gestão Hoteleira, Oliver há mais de 25 anos atua em cooperação internacional e nas negociações sobre o turismo sustentável, organização de eventos, programas de formação e capacitação em questões relacionadas com a desenvolvimento sustentável. No Brasil, trabalhou para o SENAC criando treinamento e serviços de consultoria para hotéis, restaurantes e parques temáticos.

RONALD SANABRIA
Vice-Presidente para o Turismo Sustentável da Rainforest Alliance

Ronald Sanabria lidera os esforços da Rainforest Alliance para tornar o turismo uma ferramenta de conservação viável que protege o meio ambiente e promove o bem-estar das comunidades locais. Atua fortemente coordenação de projetos em vários países latino-americanos que busca a formação do turismo sustentável e assistência técnica para centenas de empresas de turismo.

VIRGINIA FERNANDEZ TRAPA
Programme Officer da OMT

Responsável pela coordenação geral na Unidade de Consultoria em Turismo e Biodiversidade, na Organização Mundial do Turismo (OMT), em Bonn (Alemanha). Entre suas atividades, detaca- se assistência técnica aos governos no desenvolvimento de políticas de turismo sustentável.