21.10.2016

50 inscritos disputam o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2016

SEEDS será realizado em conjunto com a premiação

Novembro será marcado pelos holofotes direcionados à sustentabilidade na Braztoa, que programou um dia dedicado ao tema. Em dia 17 de novembro, o hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, será palco do anúncio dos grandes vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2016, primeiro do mundo com chancela da OMT, e do SEEDS (Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável), evento voltado para discussão e capacitação de empresários e executivos para os cuidados com a perenidade dos seus negócios.

Tanta atenção ao assunto não é à toa, já que 2017 será o “Ano do Turismo Sustentável”. No mesmo dia em que premiará as melhores ações, entre as 50 inscritas no Prêmio, a entidade promoverá palestras e painéis de discussão com temas que abordam o cenário econômico, político, social e ambiental da atualidade. Para isso, contará com a presença de grandes nomes do cenário do turismo no Brasil e no exterior – alguns deles fazem parte da bancada julgadora do Prêmio. A programação completa está em fase de formatação.

Sobre o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2016.

Nesta quinta edição do evento, as inscrições foram realizadas pelo novo modelo de cadastro simplificado, composto por seis perguntas, um breve resumo do projeto e pelo envio de uma apresentação que ajude a demonstrar os benefícios para o desenvolvimento do turismo de forma sustentável. Outra novidade do Prêmio Braztoa 2016 foi a criação da Categoria Projetos Inovadores, que permite a participação de projetos desenvolvidos por estudantes de nível técnico e superior, representando suas instituições de ensino.

A fusão das antigas categorias Parceiros do Trade e Parceiros Institucionais deu origem à Categoria Parceiros do Turismo, que engloba as instituições não associadas à Braztoa e visa dar mais clareza e abrangência nas inscrições. Com isso, as categorias desta edição são:

• Associados Braztoa: operadoras de turismo, representantes, colaboradores e convidados.
• Agências de Viagem: empresas que comercializam produtos e serviços turísticos diretamente para o cliente final.
• Meios de Hospedagem: hotéis, resorts, hotéis fazenda, cama & café, pousada, flat, entre outros (Ex. albergues e campings).
• Parceiros do Turismo: abrangem operadoras de turismo não associadas à Braztoa, companhias aéreas, locadoras de veículos, fundações, associações e organizações do terceiro setor, bem como as instituições governamentais, entre outros, não incluindo agências de viagem ou meios de hospedagem, que possuem categoria exclusiva.
• Projetos Inovadores: projetos submetidos por grupos de alunos representando instituições de ensino técnico e superior preferencialmente nas áreas de Turismo e Hotelaria.

A iniciativa que mais se destacar na premiação será reconhecida como a vencedora da Categoria Top Sustentabilidade, que terá entre os benefícios do Prêmio uma bolsa de estudos do Centro Universitário Senac para a pós-graduação a distância Inovação e Empreendedorismo em Negócios Turísticos Sustentáveis, e um vídeo produzido pelo Ministério do Turismo.

Além disso, os vencedores de cada categoria ganharão uma assessoria educacional realizada por professores do Senac, que terá duração de até quatro horas e poderá ser feita presencialmente, quando em São Paulo, ou à distância, e servirá para auxiliar os ganhadores no aprimoramento de suas iniciativas ou até no planejamento de novas ações e iniciativas sustentáveis.

Os cases de sucesso também serão veiculados na Coletânea de Cases de Sustentabilidade, lançada anualmente, produto que dá visibilidade aos vencedores do Prêmio e mostra detalhes das suas ações, para que elas sirvam de exemplo para outros e sejam replicadas. A publicação também fica disponível nos sites da Braztoa e do Ministério do Turismo. www.braztoa.com.br.

Para completar, as iniciativas premiadas serão incluídas no no mapa Turismo Sustentável: Iniciativas Premiadas – Braztoa & Ministério do Turismo (www.iniciativassustentaveis.turismo.gov.br), ferramenta que também apresenta informações e contatos dos desenvolvedores das iniciativas e em três idiomas (português, Inglês e espanhol).

Nesta edição o Prêmio ganha reforço com o apoio da Associação Brasileira de Resorts (ABR). O intuito é estimular os empreendimentos associados à ABR a inscreverem suas iniciativas, que podem concorrer dentro da categoria “Meios de Hospedagem”, mas com o diferencial de que o resort com melhor classificação, estando ou não entre os indicados pelo júri, será destacado com uma Menção Honrosa, na cerimônia de premiação.

Sobre os jurados

Para garantir total isenção na avaliação das iniciativas e projetos, a associação tem o privilégio de contar com uma banca de jurados composta por profissionais que representam instituições de expressão no Brasil e exterior. Confira a lista completa:

Alexandre Garrido – ABNT
Caco de Paula – BlogClima21
Helena Costa – UNB (Universidade de Brasília)
Helena Rey – PNUMA/UNEP
Isabel Barnasque – Ministério do Turismo
Jessica Kobayashi – SENAC
Sofia Gutierrez – OMT
Margaret Grantham – Centro de Turismo Alemão
Mariana Aldrigui – USP (Universidade de São Paulo)
Ronald Sanabria – Rainforest Alliance

Parcerias

As parcerias com a OMT (Organização Mundial do Turismo), PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) MTUR (Ministério do Turismo) e ABR (Associação Brasileira de Resorts) reforçam ainda mais a chancela e a importância da premiação, disseminando conhecimento sobre o assunto.

Há dois anos, o MTUR (Ministério do Turismo) oferece apoio institucional ao prêmio com ações como o lançamento de vídeos que relatam as iniciativas sustentáveis dos vencedores das categorias TOP Sustentabilidade, e a impressão anual da Coletânea de Cases vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, obra de referência que traz diretrizes de sustentabilidade para agências, operadoras, companhias aéreas, hotéis e demais fornecedores da cadeia turística.

Patrocínios: Centro de Turismo Alemão e Travelport.
Parceiros Institucionais: Ministério do Turismo, PNUMA, OMT.
Entidades Apoiadoras: ABAV Nacional, ABETA, ABIH-RJ, ABR, ABRACORP, BITO, BELTA, SINDETUR-SP e APRECESP.
Apoio: Ifaseg e SENAC.
Parceiros de Mídia: Brasilturis, Mercado e Eventos, Panrotas e Travel 3.
Consultoria: Eccaplan

Sobre o Programa Braztoa de Sustentabilidade
Desde 2005, a Braztoa tem realizado fortes investimentos em ações de sustentabilidade, buscando estimular e auxiliar seus associados a promover boas práticas do turismo sustentável, tornando-o cada vez mais responsável e voltado aos aspectos sociais, econômicos e ambientais.
Esse posicionamento fez com que a entidade também se tornasse membro da OMT (Organização Mundial do Turismo), tornando o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade o primeiro do mundo a ter a chancela do órgão.

O Programa Braztoa de Sustentabilidade (PBS), criado em 2011, propõe demonstrar os benefícios de incorporar a sustentabilidade à gestão das empresas, dando ênfase aos pilares sociocultural, ambiental e, sobretudo, econômico.

Deste programa, nasceram importantes ações que envolvem questões ambientais, sociais e econômicas, como o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que está em sua quinta edição; o Trip Protector Braztoa, primeiro programa de seguros do mercado voltado para os riscos de comercialização de pacotes turísticos – exclusivo das operadoras Braztoa; e a parceria com a ONG Colmeia, que visa promover ações de capacitações entre estudantes e operadores Braztoa, com o intuito de inserir esses jovens no mercado de trabalho com mais experiência e expertise em turismo.

Sobre a Braztoa
A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% dos pacotes turísticos comercializados no Brasil.

Em 2015, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 11,01 bilhões e embarcaram cinco milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesas empresas geraram um impacto econômico de R$ 10 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos).

Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a Braztoa promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

Informações à imprensa – Agência Guanabara
Diego Sierra – diego@agenciaguanabara,com.br
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