15.04.2015

8º Encontro Comercial Rio de janeiro Braztoa e Turismo Week recebem o Selo Evento Neutro

Desde 2005, A BRAZTOA tem realizado fortes investimentos em ações de sustentabilidade, buscando estimular e auxiliar seus associados a promover boas práticas do turismo sustentável, tornando-o cada vez mais responsável e voltado aos aspectos sociais, econômicos e ambientais.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Braztoa recebe o Selo Evento Neutro, por assumir o compromisso de quantificar e compensar as emissões de CO2 geradas pelos seus eventos.
A quantificação das emissões de gases de efeito estufa obedecem a metodologia internacional do GHG Protocol (Greenhouse Gases Protocol), que avalia as emissões anuais relacionadas à: deslocamento terrestre e aéreo dos participantes, consumo de energia, resíduos gerados e uso de veículos terceirizados.
A compensação de carbono foi realizada com o apoio financeiro (compra de créditos de carbono) a projetos de reduções de emissões por desmatamento e degradação evitados (REDD) e energia renovável, na mesma proporção do impacto ambiental.
A emissão de CO2 do evento: 8º Encontro Comercial Braztoa e Tourism Week foi de 3,731 ton de CO2, o que equivale as emissões de aproximadamente 54 viagens aéreas entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Foram comprados 4 créditos de carbono (a cada 1 ton de CO2 emitido é compensado com a compra de 1 crédito de carbono), dos projetos Usina Hidrelétrica Salto Pilão (Santa Catarina) e Reserva Florestal Santa Maria (Mato Grosso, região Amazônica).
O projeto Florestal Santa Maria está localizado no noroeste do Estado de Mato Grosso, região Amazônica, com grande pressão de desmatamento, assassinatos rurais, trabalho escravo etc. O mecanismo de créditos de carbono ou incentivo financeiros faz com que as florestas tenham mais valor em pé́ do que derrubadas, criando um valor financeiro para o carbono armazenado nas árvores, e contribui para a importante redução de emissão dos gases de efeito estufa assim como o compromisso de preservação e perpetuação da floresta.
Este projeto possui a certificação FSC (Forest Stewardship Council) e foi verificado pela RainForest Alliance, por gerar emprego, renda e benefícios sociais e à biodiversidade.
Para Fernando Beltrame, presidente da Eccaplan, “praticamente qualquer atividade de alguma forma impacta o meio ambiente, e o apoio de diversas empresas e instituições como a Braztoa tem contribuído para começarmos a girar a roda do mercado de neutralização de carbono e pagamentos por serviços ambientais”.
Para mais informações sobre programas de neutralização de carbono, acessem Programa Evento Neutro (www.eventoneutro.com.br) e Programa CO2 Neutro.