Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

Na BRAZTOA, sustentabilidade não é um conceito abstrato - ela é aplicada no cotidiano de nossas atividades e projetos, tratada horizontalmente em nosso planejamento. Fomos pioneiros em internalizar e disseminar essa cultura para as operadoras de turismo e para os parceiros do setor no Brasil, com base em três pilares: sociocultural, ambiental e econômico. Hoje, a sustentabilidade é parte essencial de todas as atividades executadas pela BRAZTOA.

Conheça aqui algumas de nossas ações que fazem parte do PBS, o Programa Braztoa de Sustentabilidade, criado para demonstrar os benefícios de incorporar a sustentabilidade à gestão das empresas.

O Programa criou selos para engajar as empresas atuantes e disseminar a cultura de sustentabilidade no turismo.

Participamos da elaboração da norma técnica internacional ISO20121, que normatiza festas e eventos, como os jogos olímpicos e a copa do mundo.

Implementamos os requisitos BRAZTOA de sustentabilidade junto aos associados.

Apresentamos o PBS na conferencia mundial de ecoturismo e turismo sustentável, em Bonito (MS).

Participamos do encontro da Aliança Global para o Turismo Sustentável (GSTC) na Alemanha, onde apresentamos o Programa Braztoa de Sustentabilidade.

Organizamos capacitações e oficinas para que nossos associados incorporem a sustentabilidade ambiental, sociocultural e econômica no dia a dia de suas empresas.

Publicamos o guia de diretrizes de sustentabilidade, com foco em fornecedores, destinos e rede de distribuição, disponível online em nosso site juntamente com outras publicações sobre o tema.

Realizamos o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, evento anual que identifica e dá visibilidade as principais iniciativas e projetos sustentáveis em nosso mercado.

Integramos a “Oficina de diálogos com a sociedade civil sobre o plano de sustentabilidade dos jogos de 2016”, liderada pelo programa das nações unidas para o meio ambiente e o comitê organizador dos jogos olímpicos e paraolímpicos de 2016.

Apoiamos a campanha Passaporte Verde que buscou a sensibilização do turista quanto ao seu potencial de contribuir com o desenvolvimento sustentável local por meio de escolhas responsáveis durante o seu período de férias e lazer.

Em 2016 criamos, com apoio do Ministério do Turismo, o Mapa de Turismo Sustentável (http://iniciativassustentaveis.turismo.gov.br), que apresenta as iniciativas vencedoras do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, desde sua primeira edição.

Prêmio Braztoa de sustentabilidade

A sustentabilidade está cada vez mais inserida no cotidiano das empresas, fazendo com que adotem práticas ambientalmente responsáveis, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente ricas. Para fortalecer, reconhecer e divulgar essas práticas, realizamos desde 2012 o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade.

Confira em Turismo Sustentável no Brasil, todas as iniciativas premiadas. Este site é uma parceria do Ministério do Turismo e Braztoa.

Aqui você confere a opinião de diferentes atores que participaram e construíram o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2018/19.

Objetivos do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade:

  1. Estimular a cadeia do turismo a agir de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável;
  2. Incentivar o trade a oferecer produtos e serviços sustentáveis e possibilitar que as boas iniciativas sejam multiplicadas;
  3. Fomentar a cultura empresarial de Gestão da Sustentabilidade no setor do turismo;
  4. Reconhecer as melhores práticas e dar visibilidade às empresas e suas ações sustentáveis;
  5. Contribuir com a promoção do desenvolvimento sustentável do destino Brasil.
Prêmio Braztoa de Sustentabilidade
Conheça os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2018/2019

Veja aqui o vídeo da Pousada Piuval, vencedora do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017/18 nas categorias TOP Sustentabilidade e Meios de Hospedagem.

Descubra o Brasil

SEEDS - Semeando a excelência do desenvolvimento sustentável

Desde 2015 realizamos o SEEDS, um e ciclo de palestras com foco em empresários e executivos, objetivando a reflexão sobre os cuidados com a perenidade dos seus negócios.

Entre os palestrantes estão os jurados do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade e outros grandes profissionais conhecedores do turismo sustentável do planeta. São conteúdos curtos que demonstram como o tema é acessível a todos, visando integrar a sustentabilidade em nosso dia a dia.

Todas as palestras do SEEDS estão disponíveis no canal da BRAZTOA no YouTube.

Descubra o Brasil

Programa Braztoa Universitários

Aproximar e integrar universitários com a realidade do setor turístico e do mercado de trabalho é o objetivo do Programa Braztoa Universitários, que seleciona estudantes de diversas instituições de ensino para vagas de estágio na Braztoa. A ação já contabiliza a passagem de mais de 150 estudantes, que participaram na organização de eventos e no apoio operacional em nossas atividades. Posteriormente seus CVs são encaminhados para vagas disponíveis nos associados Braztoa.

Descubra o Brasil

Inovações Braztoa

Visando contribuir com a inovação do mercado, executamos ações, projetos a fim de aproximar ideias inovadoras , nos mais diferentes segmentos, como tecnologia, comunicação, marketing e etc., das associadas Braztoa. Entre as ações, destacamos o evento ‘Café com Inovação’, quando promovemos encontros entre os associados da entidade e startups, para apresentação de ideias que a tecnologia pode abrir para o segmento do turismo.