23.03.2018

Braztoa comemora realização do 11º Encontro Comercial no Rio de Janeiro

A BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – comemora a superação de todas as suas expectativas quanto aos resultados do 11º Encontro Comercial Rio de Janeiro Braztoa (ECB), que aconteceu nessa quinta-feira 22, no Centro de Convenções Bolsa do Rio, na capital carioca. O evento teve 1.613 profissionais participantes.

“Nosso sentimento é de gratidão e dever cumprido. Um mês de ótimos resultados, com dois eventos importantes para o setor, em São Paulo e este no Rio de Janeiro. Reunimos nessas duas ações os melhores agentes de viagens do Brasil”, comemora Magda Nassar, presidente da Braztoa.

Além da exposição de produtos, novidades e tendências para a próxima temporada, o ECB Rio foi palco de uma grade de capacitações para o aprimoramento profissional dos presentes, com apresentações sobre destinos como Amazonas, Argentina, Foz do Iguaçu, Minas Gerais e Rio Grande do Norte, além da expertise da IFASEG (Interface Seguros). Ao final do dia, a Amazonastur, empresa estadual do turismo no Amazonas, brindou os agentes de viagens com um happy hour composto por um pocket show do Festival Folclórico de Parintins.

E mais: a campanha de arrecadação de alimentos, 1kg doado por cada visitante, também foi um sucesso. Ao todo foram reunidos 500 kg de mantimentos destinados para a Casa de Apoio às Crianças com Câncer de Santa Teresa. A ação, que se repete nos Encontros Comerciais Rio de Janeiro Braztoa, já angariou cerca de uma tonelada de doações nos últimos anos.

Anuário Braztoa 2018

Na abertura do evento, a presidente da BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), Magda Nassar, anunciou o lançamento da sétima edição do Anuário Braztoa 2018, estudo com dados inéditos do segmento das operadoras de turismo no país, mostrando, em números, o impacto do contexto econômico nacional e internacional no segmento de viagens de lazer e no comportamento do turista.

O segmento de operadoras de turismo faturou R$ 12,22 bilhões em 2017, um crescimento de 8% em relação a 2016.

Outro destaque que traz o Anuário está na demanda de embarques de passageiros para o exterior. Após dois anos seguidos de queda, o setor comemora crescimento de embarques (26%) e de faturamento (18%) no segmento. No total, 1,2 milhão de brasileiros embarcaram para o exterior em 2017, contra 954 mil em 2016. A região que mais concentrou embarques de brasileiros em 2017 foi a Europa, com 345 mil de passageiros embarcados, contra 242 mil em 2016, seguida por América do Sul (2017: 311 mil x 2016: 242 mil); América do Norte (2017: 273 mil x 2016: 240 mil); América Central + Caribe (2017: 229 mil x 2016: 199 mil); e Ásia+África+Oceania (2017: 47 mil x 2016: 31 mil).

No turismo nacional, o setor cresceu, desta vez 4% em embarques e 2% em faturamento. A região do Brasil que mais concentrou embarques em 2017 foi o Nordeste, com 2,7 milhões de passageiros embarcados (2016: 2,69 milhões), seguido pela Região Sudeste (2017: 652 mil x 2016: 598 mil); Sul (2017: 650 mil x 2016: 595 mil); Norte + Centro Oeste (2017: 318 mil x 2016: 281 mil). No total, 4,3 milhões de brasileiros embarcaram para destinos nacionais em 2017, contra 4,1 milhões em 2016.

Parceiro Estratégico: ABAV Nacional
Patrocínio: Amazonas e Argentina
Entidades apoiadoras: ABAV Rio de Janeiro, Abeta, ABLA, Abracorp, Belta, BITO, Brasil CVB, Camara LGBT, Clia Abremar, Fenactur, FOHB, RIO CVB, SETUR RJ e TURISRIO e Sindetur RJ.

Expositores associados: Abreutur, AIT Operadora, Ambiental, APRIL BRASIL, Century Travel, Costa Cruzeiros, CVC, Del Bianco tour operator, Discover Cruises, e-HTL, Flot, Flytour, Françatur, GTA (Brazilian Assist), Interep, Intermac Assistance, Interpoint, ITA, Knowhow – Wholesaler Tour Operator, Litoral Verde, Lusanova, MGM Operadora, MMT GAPNET, MSC Cruzeiros, New It, Nice Via Apia, Norwegian Cruise Line (NCL), Polvani Tours, R11 Travel, Raidho, RCA, SANCHAT TOUR, Schultz Operadora, Socaltur, Trade Tours, Transeuropa, Transmundi Viagens, Travel Ace Assistance, Trip4U, TT operadora, Turnet, Velle, Visual e West Central.

Expositores Parceiros: ABAV Nacional / ABAV RJ, Amazonas, Argentina, Bahiatursa, Barceló Bávaro Grand Resort, Beto Carrero, Foz do Iguaçu, Hertz | Dollar | Thrifty, Iberostar Hotels & Resorts, IGLTA, Intelly | Isend, Lufthansa, Mercado & Eventos, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

Sobre a Braztoa

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil.

Em 2017, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 12,22 bilhões e embarcaram 5,52 milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 10,80 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos).

Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a Braztoa promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

Informações à imprensa
Agência Guanabara

Diego Sierra – diego@agenciaguanabara.com.br
João Carlos Godoy – joao@agenciaguanabara.com.br
11. 3062-6399 – www.agenciaguanabara.com.br