19.11.2015

Braztoa discute a sustentabilidade econômica, social e ambiental dos negócios na primeira edição do SEEDS (Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável)

Evento, que reúne destaques do cenário do turismo no Brasil e exterior, tem foco em promover a discussão e a capacitação de empresários do Rio de Janeiro que atuam em diversas áreas

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) anuncia a primeira edição do SEEDS (Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável), evento voltado para discussão e capacitação de empresários e executivos para os cuidados com a perenidade dos seus negócios. O projeto faz parte do Programa Braztoa de Sustentabilidade e acontece no dia 27 de novembro, das 14h as 17h, no Royal Tulip São Conrado (RJ), na abertura da Convenção Braztoa 2015, em parceria com o Rio Convention & Visitors Bureau.

O evento inteiramente gratuito reunirá grandes nomes do cenário do turismo no Brasil e no exterior, que promoverão palestras e painéis de discussão com temas que abordam o cenário econômico, político, social e ambiental da atualidade.

Com apenas 100 vagas, as inscrições estarão abertas conforme disponibilidade. Basta acessar o link (http://goo.gl/forms/strBENxHD8) e preencher o cadastro.

“Nosso principal objetivo é compartilhar ideias, incentivar o aprendizado, a inspiração e a reflexão para provocar discussões que impactem os profissionais e seus negócios. O SEEDS é uma forma de legado da Braztoa para o Rio de Janeiro. A entidade usou a ocasião do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2015 para articular uma participação ainda maior desses grandes profissionais que já estarão na cidade para seus projetos”, disse Monica Samia, CEO da Braztoa.

Confira os nomes dos palestrantes e os temas que entrarão em discussão:

• ABNT – Alexandre Garrido – Mediador

• Blog CLIMA21 – Caco de Paula
Tema: O Futuro a gente faz agora

• Eccaplan – Fernando Beltrame
Tema: Resíduo Zero

• OMT – Marcio Favilla
Tema: Como outras sedes se prepararam para as Olimpíadas?

• PNUMA – Fernanda Daltro
Tema: Compra Sustentável

Mais informações sobre os palestrantes

• Alexandre Garrido: coordenador da Comissão de Estudo de Gestão da Sustentabilidade em Meios de Hospedagem da ABNT (CB 54 – Comitê Brasileiro do Turismo). É especialista em Sustentabilidade e atua com o tema Turismo Sustentável há 14 anos.

• Fernanda Daltro: consultora em Produção e Consumo Sustentáveis no PNUMA Brasil, onde, atualmente, coordena a campanha Passaporte Verde, entre outros projetos. Sua área de atuação é o desenvolvimento de estratégias de comunicação para sustentabilidade.

• Fernando Beltrame: sócio-Presidente da Eccaplan Consultoria. Bacharel em Engenharia (UNICAMP – 2002), MBA em Gestão Empresarial (FGV – 2007). Voluntário e um dos Coordenadores do Grupo de Trabalho de Meio Ambiente da Rede Nossa São Paulo.

• Caco de Paula: jornalista e editor. Criou e dirigiu o Planeta Sustentável e Viagem do Conhecimento. Dirigiu as revistas Viagem e Turismo, National Geographic Brasil e o Guia Quatro Rodas. Foi presidente do Global Compact no Brasil, iniciativa da ONU com missão de promover sustentabilidade na gestão empresarial. Co-autor de “Heróis do Clima”, assina o blog CLIMA21, no Estadão. Dirige a agência AUÁ Brasil, dedicada à comunicação e sustentabilidade.

• Marcio Favilla: Diretor executivo da OMT – Organização Mundial do Turismo. Atuou entre 2003 e 2007 como vice-ministro de Turismo e de Relações Institucionais da Presidência (2007/2009).

O Programa Braztoa de Sustentabilidade

Desde 2005, a Braztoa tem realizado fortes investimentos em ações de sustentabilidade, buscando estimular e auxiliar seus associados a promover boas práticas do turismo sustentável, tornando-o cada vez mais responsável e voltado aos aspectos sociais, econômicos e ambientais. Esse posicionamento fez com que a entidade também se tornasse membro da OMT (Organização Mundial do Turismo).

Parte do Programa Braztoa de Sustentabilidade, o Prêmio, lançado em setembro de 2011, divulga boas práticas e faz com que essas informações cheguem ao consumidor final.