09.08.2016

Braztoa e Ministério do Turismo lançam mapa da sustentabilidade durante Olimpíadas

Projeto apresenta ao público de forma georeferenciada as iniciativas premiadas em diversas dimensões nos últimos quatros anos

Turistas, empresários e gestores públicos podem, a partir de agora, consultar o mapa da sustentabilidade do turismo brasileiro. O site permitirá que o interessado localize, por meio de um clique, as iniciativas vencedoras desde o início do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, desde 2012, e funcionará como um facilitador e até mesmo um convite para apreciar e priorizar empresas, destinos e empreendimentos que possuem um compromisso com ações sustentáveis no país.

“Turismo Sustentável: Iniciativas Premiadas – Braztoa e Ministério do Turismo” é uma plataforma digital desenvolvida pelo Ministério do Turismo em parceria com a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) capaz de agrupar as iniciativas de maneira georeferenciada e classificá-las por categorias de forma simples e dinâmica. Para acessar o mapa, basta clicar em www.iniciativassustentaveis.turismo.gov.br.

A ferramenta foi desenvolvida pela equipe de tecnologia do Ministério do Turismo com base no banco de dados dos vencedores do prêmio. As informações sobre as 56 iniciativas premiadas estão disponíveis em inglês, espanhol e português.

“O apoio do Ministério do Turismo nos deixa muito felizes, pois a Braztoa tem trabalhado há muitos anos para disseminar práticas de sustentabilidade social, econômica e ambiental no setor turístico brasileiro. O mapa é uma ferramenta muito fácil e intuitiva que vai permitir a qualquer pessoa saber mais sobre o excelente trabalho que tem sido realizado por empresas da cadeia de turismo em todo o país revelado nas últimas edições do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade”, disse Magda Nassar, Presidente da Braztoa.

“Como esta é a única premiação de sustentabilidade reconhecida pela Organização Mundial de Turismo consideramos fundamental oferecer o conteúdo, pelo menos, nesses três idiomas”, comentou a coordenadora-geral de Sustentabilidade do Ministério do Turismo, Isabel Barnasque.

“É uma forma de dar visibilidade àqueles que apostaram na sustentabilidade como um diferencial do seu empreendimento e sensibilizar os demais para adotarem a mesma atitude”, afirmou o ministro interino do Turismo, Alberto Alves. “Queremos que o setor entenda sustentabilidade em toda a sua dimensão, não como uma exigência, mas um valor agregado que faz a diferença num mercado cada vez mais competitivo”, completou o ministro.

O lançamento do “Turismo Sustentável: Iniciativas Premiadas – Braztoa e Ministério do Turismo” será realizado no próximo dia 09 de agosto, às 11h10, na Casa Brasil, no Píera Mauá, ao lado do Museu do Amanhã e do ponto de encontro do Bouleverd Olímpico, um local extremamente estratégico, com grande circulação de pessoas durante a Olimpíada e Paraolimpíada.

Sobre o Prêmio e o Programa Braztoa de Sustentabilidade

Desde 2005, a Braztoa tem realizado fortes investimentos em ações de sustentabilidade, buscando estimular e auxiliar seus associados a promover boas práticas do turismo sustentável, tornando-o cada vez mais responsável e voltado aos aspectos sociais, econômicos e ambientais. Esse posicionamento fez com que a entidade também se tornasse membro da OMT (Organização Mundial do Turismo).

O Programa Braztoa de Sustentabilidade (PBS), criado em 2011, propõe demonstrar os benefícios de incorporar a sustentabilidade à gestão das empresas, dando ênfase aos pilares sociocultural, ambiental e, sobretudo, econômico.

Deste programa, nasceram importantes ações que envolvem questões ambientais, sociais e econômicas, como o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade que, em quatro edições, já teve mais de 200 projetos cadastrados, 60 iniciativas premiadas e, em 2015, chegou ao número recorde de 67 inscritos; o Trip Protector Braztoa, primeiro programa de seguros do mercado voltado para os riscos de comercialização de pacotes turísticos – exclusivo das operadoras Braztoa; e a parceria com a ONG Colmeia, que visa promover ações de capacitações entre estudantes e operadores Braztoa, com o intuito de inserir esses jovens no mercado de trabalho com mais experiência e expertise em turismo.

SERVIÇO
QUANDO: 09/08
ONDE: Casa Brasil, Píer Mauá, ao lado do Museu do Amanhã, Pavilhão 2
ENTRADA: gratuita, não é necessário o credenciamento à imprensa

Informações à imprensa
Braztoa – Agência Guanabara
Diego Sierra – diego@agenciaguanabara,com.br
Tais Santos –tais@agenciaguanabara.com.br
11. 3062-6399

Ministério do Turismo – (61) 98139-6223