06.04.2016

Braztoa lança Coletânea dos Cases Vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2015

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) lança a Coletânea dos Cases Vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2015, no dia 30 de março, às 11h, no Expo Center Norte, em São Paulo, durante a WTM Latin America 2016 & 45º Encontro Comercial Braztoa.

Fruto do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2015, a Coletânea dos Cases vencedores, feita em parceria com o SENAC, funciona como uma vitrine das iniciativas das empresas premiadas em 2015. A ideia é fomentar e divulgar as novas práticas sustentáveis que contribuem para o desenvolvimento de toda cadeia turística no país para que estas ações inspirem e sirvam de referência para novas iniciativas.

Na ocasião o Ministério do Turismo, representado por Isabel Barnasque, Coordenadora Geral de Turismo Responsável, também lançará um vídeo que relata as iniciativas sustentáveis da Pousada Flutuante Uacari, a grande vencedora do prêmio em 2015.

Marcam presença na publicação, o vencedor da categoria TOP Sustentabilidade, a mais alta do prêmio, Pousada Flutuante Uacari (Amazônia), que, antes disso, levou primeiro lugar na categoria Meios de Hospedagem. BWT Operadora de Turismo (Curitiba – PR), Vento Sul Turismo (Gramado – RS), Portal Ecohospedagem (São Paulo – SP) e Centro Golfinho Rotador (Fernando de Noronha – PE) são os outros grandes premiados presentes na coletânea.

“Nosso principal objetivo é compartilhar ideias, incentivar o aprendizado, a inspiração e a reflexão para provocar discussões que impactem os profissionais e seus negócios”, disse Monica Samia, CEO da Braztoa.

Confira a lista completa, com ranking de colocação, de cases premiados presentes na Coletânea.

TOP SUSTENTABILIDADE
Vencedor: Pousada Flutuante Uacari: Uma iniciativa de turismo de base comunitária na Amazônia
Agências de Viagem
1º LUGAR – Vento Sul Turismo: Ações Continuadas de Fomento ao Turismo Sustentável
2º LUGAR – Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo: Cicloturismo Socioambiental e Bike Birding
3º LUGAR – Compadres Turismo: Caminhos da Canastra
Associados Braztoa
1º LUGAR – BWT com o projeto Better World Together
2º LUGAR – Maktour: Práticas Sustentáveis no ambiente interno e externo de uma operadora de turismo
3º LUGAR – Tam Viagens – Plantando atitudes, construindo uma história

Meios de Hospedagem
1º LUGAR – Pousada Flutuante Uacari: uma iniciativa de turismo de base comunitária na Amazônia
2º LUGAR – Hotel Bangalôs da Serra: Mais que um negócio, um projeto de vida.

3º LUGAR – Hotel Fazenda Campo dos Sonhos: Sustentabilidade – Ferramenta de Desenvolvimento Sustentável
Parceiros do Trade
1º LUGAR – Portal Ecohospedagem: Na rota da sustentabilidade
2º LUGAR – Casa do Vidro – Vidro não é lixo
3º LUGAR – Ecobooking – Sistema de Gestão do Turismo
Parceiros Institucionais
1º LUGAR – Centro Golfinho Rotador: Projeto Golfinho Rotador no Turismo Sustentável
2º LUGAR – Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Complexo Turístico Itaipu
3º LUGAR – Capelinha Mauá – Secretária de Turismo do Estado do Rio de Janeiro
O Programa Braztoa de Sustentabilidade
A Braztoa, desde 2005, passou a considerar a sustentabilidade como uma das vertentes de suas atividades e criou, em 2011, o Programa Braztoa de Sustentabilidade (PBS), cuja proposta era discutir a responsabilidade empresarial e a importância de incorporar esse conceito à gestão das empresas, dando ênfase aos pilares sociocultural, ambiental e econômico. Desta forma, visa estimular a cultura de sustentabilidade junto às operadoras e à cadeia produtiva do turismo de lazer.

Com o desenvolvimento do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, em 2011, o maior prêmio de turismo sustentável do país, passou também a reconhecer e dar visibilidade às melhores iniciativas do Brasil, de todo o setor. Isso tem contribuído para o crescimento e desenvolvimento de uma importante rede de relacionamentos e para a promoção do desenvolvimento sustentável do turismo brasileiro.
Sobre o Senac São Paulo
Há 69 anos, o Senac São Paulo contribui para a educação profissional oferecendo cursos livres, técnicos e de educação superior (graduação, extensão universitária e pós-graduação), presenciais ou a distância, em diferentes áreas do conhecimento. Além disso, oferece Atendimento Corporativo para empresas públicas e privadas com equipe especializada em desenvolver cursos sob medida para as necessidades das organizações.

O Senac tem como compromisso o desenvolvimento de pessoas por meio da educação profissional. Ao longo da sua trajetória, a instituição sempre ofertou vagas gratuitas a fim de contribuir para a inclusão no mercado de trabalho. Com o passar dos anos, o Senac aumentou suas ofertas de gratuidade para a população economicamente desfavorecida e, hoje, são oferecidos cursos técnicos, capacitações gratuitas e Aprendizagem pelo Programa Senac de Gratuidade.
Informações à imprensa
Agência Guanabara
Diego Sierra – diego@agenciaguanabara.com.br