08.04.2015

BRAZTOA PARTICIPA DE SEMINÁRIO DE TURISMO RELIGIOSO

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) realiza em parceria com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Aparecida e Vale Histórico e a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) o primeiro Encontro Empresarial de Turismo Religioso. O evento acontecerá nos próximos dias 7 e 8 de abril, na cidade de Aparecida (SP), para operadores de turismo, empresários e lideranças religiosas.

A FBHA pretende ajudar a fomentar a visitação à Basílica de Nossa Senhora Aparecida e projetá-la como destino mundial de peregrinação, a exemplo de dos santuários de Fátima (Portugal), Lourdes (França) e Guadalupe (México). “Os esforços do setor de hospedagem serão voltados principalmente para atrair turistas com alto poder aquisitivo. Na região já estão surgindo hotéis que atendem a esse perfil de visitante”, explica Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.

No dia 7 de abril os operadores de turismo visitarão as principais atrações e meios de hospedagem de Aparecida e do Vale Histórico. No segundo dia do Encontro Empresarial de Turismo Religioso todos participarão de um workshop de negócios e da palestra do diretor-geral da Ruta de San Juan Diego – o mais conceituado roteiro religioso do México —, Sergio Miguel Palma Peniche.

O turismo religioso tem como característica aliar o lazer à afirmação da fé e religiosidade, marcantes na cultura brasileira. De acordo com a Embratur/MTur, esse segmento turístico desloca cerca de 15 milhões de pessoas por ano no País e o potencial de crescimento ainda é muito grande.

“Acreditamos muito no sucesso dessa iniciativa da FBHA e do Sindicato, que é de extrema importância para a região do Vale Histórico. Ações como essa contribuem para estimular o turismo religioso e atrair cada vez mais visitantes para região, inclusive turistas estrangeiros. Olhando para eventos como esse no exterior e seus bons resultados, temos a certeza de que essa é uma receita bem sucedida”, afirma Eduardo Barbosa, vice-presidente da Braztoa.

As inscrições para o Encontro Empresarial de Turismo Religioso estão abertas para empresários e representantes de atrações turísticas da região e podem ser feitas no endereço www.fbha.com.br/encontro-empresarial-de-turismo-religioso.com.br.

PROGRAMAÇÃO
Dia 8 de abril

9h – Painel de abertura
10h – Coletiva de imprensa
10h – Workshop entre empresários locais e operadores turísticos
12h – Exposição de artesanato da região
12h30 – Almoço
14h – Palestra: ‘Desenvolvimento Regional – Circuitos Turísticos’ – Augusto dos Reis Ferreira, diretor-regional do Sebrae – SP
15h – Palestra: ‘O Turismo Religioso no Mundo’ – Sergio Miguel Palma Peniche, diretor-geral da Ruta de San Juan Diego – México
16h – Apresentação institucional
18h – Encerramento com evento religioso