23.10.2018

BRAZTOA se prepara para programação intensa em Ilhabela

Cidade receberá, pela primeira vez, a Convenção Braztoa, Prêmio Braztoa de Sustentabilidade e SEEDS

Ilhabela se prepara para receber as principais operadoras de turismo do país. Entre os dias 25 e 28 de outubro, a BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) realizará na cidade três importantes eventos: Convenção Braztoa 2018, Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2018/2019, SEEDS (Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável) e o 2º Fórum Nacional de Turismo Sustentável, os dois últimos realizados em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela.

Serão três dias de integração entre as associadas, com reuniões de análise das atividades do ano, debates sobre o mercado, expectativas e projetos para 2019, além de conhecerem mais sobre Ilhabela, um destino com crescente demanda pelos turistas do Brasil e do mundo, que possui potencial para realização de eventos e infraestrutura para atender os diversos navios de cruzeiros.

O local tem total ligação com o Prêmio de Sustentabilidade Braztoa 2018/2019, evento que protagoniza a programação e que vai premiar os melhores iniciativas nas categorias Associados Braztoa, Agências de Viagem, Meios de Hospedagem & Resorts, Parceiros do Turismo e Projetos Inovadores, cujos finalistas foram selecionados entre as 75 iniciativas cadastradas.

“Ilhabela é um destino que também tem a sustentabilidade como pilar para o turismo, que cresce muito e tenta mostrar de forma diferente seus atrativos”, disse Magda Nassar”, presidente da Braztoa. São 12 ilhas, 42 praias, diversas cachoeiras e uma reserva de Mata Atlântica que cobre 85% do território do município. Este é o cenário que compõe Ilhabela, que foi selecionada pela organização de conservação da natureza, WWF-Brasil, para desenvolver o Projeto Turismo Sustentável em Destinos Costeiros.

A programação começa na quinta-feira (25/10), quando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela e a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo realizam o 2º Fórum Nacional de Turismo Sustentável e o SEEDS – Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável, um ciclo de palestras com grandes nomes deste seguimento. O objetivo é aproveitar o momento de encontro dos jurados do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade e parceiros locais para compartilhar suas visões sobre o turismo sustentável no Brasil e no mundo. Um legado de inspiração e reflexão para profissionais do setor turístico que desejam agregar valor ao seu negócio.

Na sexta-feira (26/10) acontecerá a Convenção Braztoa 2018, que trará dinâmicas e debates com os associados buscando traçar planos de ação e estratégias para 2019. Destaque para palestra exclusiva de Peter Kronstrom, Diretor para América Latina do Copenhagen Institute for Future Studies e fundador do Future Lounge, sobre FUTUROLOGIA, abordando cultura organizacional e de inovação, e paradigmas futuros em diversos segmentos da economia.

Ainda em 26/10, a noite será protagonizada pelo Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2018/2019. O fim de semana será repleto de atividades ao ar livre, com atrativos que Ilhabela quer apresentar às associadas BRAZTOA.

A Convenção Braztoa 2018, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2018/2019, o SEEDS (Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável) e o 2º Fórum Nacional de Turismo contribuirão com o desenvolvimento de tecnologias limpas, quantificando e compensando 100% das emissões de CO2 provenientes das equipes de montagem, realização e desmontagem. Esse trabalho é feito por meio da compra de Créditos de Carbono de projetos socioambientais certificados, do Programa Evento Neutro da ECCAPLAN, parceira da Braztoa nesse projeto.

“Ilhabela tem muito potencial e temos caminhado cada vez mais para utilizar os recursos e as possibilidades dentro da sustentabilidade da melhor maneira. Por esses e outros aspectos, Ilhabela se apresenta como perfeita anfitriã para a edição deste ano do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. Em edições anteriores, o evento aconteceu em cidades como Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e São Paulo, dando a esses locais grande projeção nacional no segmento do turismo, e agora é nossa vez de abraçar essa chance”, disse Ricardo Fazzini – secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela.

Destino Anfitrião: Ilhabela.
Parceiro Estratégico: Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR).
Apoio: Ilhabela CVB e Associação Comercial, Empresarial de Ilhabela, Ifaseg Travelers.