11.08.2017

Cerca de 300 profissionais se reuniram em Rio Quente para o Experiência Braztoa Centro-Oeste e Norte

Evento também elegeu os finalistas da região para o Desafio Turismo Inteligente

Entre apresentações culturais e interativas, cerca de 300 profissionais do turismo das regiões Centro-Oeste e Norte marcaram presença no Experiência Braztoa, que aconteceu na última quarta-feira (9/8), no Rio Quente Resorts.

O local que, por si, já é muito agradável, foi acompanhado de ações exclusivas da Argentina com suas músicas típicas e empanadas. Ao longo da tarde, todos puderam vivenciar diferentes experiências de diversos pontos do mundo, por meio de atrações interativas. Uma verdadeira viagem sensorial iniciada na Colômbia, passando por Pernambuco, chegando ao exotismo da Tailândia. Durante a tarde ainda ocorreram atividades do Rio Grande do Norte e Minas Gerais, além dos próprios anfitriões, Rio Quente e Goiás.

Momento bastante produtivo da programação, a palestra sobre inovação ministrada por Benício Oliveira Filho foi um sucesso. Com o título: “O mundo dos negócios esta mudando”, que aborda a inovação no turismo e como as empresas do setor podem absorver a cultura renovadora das startups, o palestrante, que é expert no mercado de tecnologias há mais de 20 anos, pós-graduado em Teologia pela PUC-SP, MBA em Estratégia Econômica em Negócios pela GV, atraiu a atenção do público.

“Foi um dia excelente e extremamente produtivo de trabalho. Contamos com a presença de todos os presidentes das ABAVS da região e da Fecomercio. É muito gratificante fazer um balanço tão positivo do primeiro Experiência Braztoa realizado fora de uma capital e que, contudo, contou com a presença de tantos profissionais interessados em se aprimorar, inclusive os que vieram com as caravanas, completamente lotadas, que saíram de Goiânia, Uberlândia Brasília e Cuiabá”
disse Monica Samia, CEO da BRAZTOA.

Desafio de Inovação Turismo Inteligente

Durante o evento também ocorreu a seletiva que elegeu as duas melhores startups das regiões Norte e Centro-Oeste: Brasil Food Safaris (MS) e TicketPhone Eventos e Turismo Inteligentes (RR), são as finalistas do Desafio de Inovação Turismo Inteligente, ação criada pela BRAZTOA e SEBRAE.

Esta edição do evento teve a participação de 6 startups que representaram a região. Até o momento, o projeto teve 40 startups cadastradas e mais 35 potenciais empreendedores inscrevendo ideias.

A final e premiação acontecerão durante a 45ª Abav Expo & 48º Encontro Comercial Braztoa, de 27 a 29 de Setembro, na área FUTURISMO, espaço de inovação onde também será realizado o Hackathon Viagens 2017, entre outras atividades.

Saiba mais sobre as startups vencedoras da etapa Norte e Centro-Oeste:

Brasil Food Safaris (Campo Grande, MS)
A startup promove, em sua plataforma eletrônica, o turismo de experiência, identificando roteiros que visam a aproximação dos viajantes ao patrimônio alimentar de um destino turístico. O objetivo é promover a cultura local e fortalecer a identidade do destino turístico. Ao mesmo tempo que buscamos valorizar os estabelecimentos de A&B e meios de hsopedagem que trabalham com produtos locais, organizamos visitas a feiras de artesanato e mercados de rua, participamos de festejos populares, aproximando o visitante da cultura regional

TicketPhone Eventos e Turismo Inteligentes (Boa Vista,RR)
A TicketPhone é uma plataforma para gestão e organização de eventos e atividades turísticas. Além de possibilitar a venda imediata de serviços turísticos extras – permitindo, por exemplo, que o passageiro adquira ingressos para um passeio ou espetáculo diretamente com o guia turístico durante o roteiro – oferece a automação e gerenciamento em tempo real dos processos e atividades dos operadores e agências.

Evento Neutro
Investindo em ações de sustentabilidade e buscando sempre a promoção das boas práticas do turismo, a Braztoa irá neutralizar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de todos os eventos Experiência Braztoa 2017.

Para a esta edição, o projeto apoiado através da compra de créditos de carbono será o Ecomapuá Amazon REED, localizado na Ilha de Marajó / PA, que apresenta como objetivo principal evitar o desmatamento não planejado de uma área de 86,269.84 ha. Prevê reduções no desmatamento e nas emissões de CO2 durante os 30 anos de vida útil do projeto, além disso, os créditos de carbono gerados também serão dedicados a melhorar as condições sociais e ambientais de comunidades locais.

A quantificação dos GEE segue a metodologia internacional do GHG Protocol (Greenhouse Gases Protocol), que considera as emissões relacionadas aos diversos aspectos do evento: deslocamento terrestre e aéreo dos participantes e organização, veículos utilizados para montagem e desmontagem, consumo de energia e óleo diesel (geradores) e resíduos gerados.

O Experiência Braztoa Centro-Oeste e Norte contou com:

Welcome Brunch: Argentina

Patrocinadores: ProColombia, Tailândia, Empetur, Rio Grande do Norte, Argentina, Grupo Cataratas e Espanha.

Apoiadores:Minas Gerais, Curitiba, Rio Quente Resorts, Goiás Turismo, Mar Hotel/Martur, Abav Nacional, SEBRAE, Abav GO, Abav DF, Sebrae DF, GOL, Fecomercio DF.

Parceiros anfitriões: Rio Quente Resorts e Goiás Turismo.

Sobre o Experiência Braztoa
O Experiência Braztoa proporciona conhecimento e vivências únicas para os agentes de viagens, apresentando atrativos de diversos destinos apresentados de forma diferente, por meio de atrações culturais, quizzes ou atividades sensoriais.
Com tantas informações disponíveis na internet, o trabalho de consultoria dos agentes de viagem ganha ainda mais relevância, pois os viajantes estão cada vez mais exigentes.

Criado em 2015, o evento já reuniu mais de 2 mil agentes de viagem e passou por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Florianópolis e Salvador. Em 2017, o Experiência Braztoa já passou pelo Nordeste (Recife – 31/5), Sul (Curitiba – 27/7) e passará por Norte e Centro-Oeste (Rio Quente – 9/8) e Sudeste (Belo Horizonte – 22/8).

Sobre a Braztoa
A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% dos pacotes turísticos comercializados no Brasil.

Em 2016, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 11,3 bilhões e embarcaram mais de cinco milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 10,6 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos).

Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a Braztoa promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

Informações à imprensa
Agência Guanabara
Diego Sierra – diego@agenciaguanabara.com.br
Tais Santos – tais@agenciaguanabara.com.br
11. 3062-6399 – www.agenciaguanabara.com.br