01.08.2017

Cerca de 450 profissionais marcaram presença no Experiência Braztoa Sul

Evento, que superou a expectativa de público, também elegeu os finalistas da etapa Sul do Desafio Turismo Inteligente
Cerca de 450 profissionais do turismo do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul marcaram presença no Experiência Braztoa Sul, que aconteceu na última quinta-feira (27/7), no Expo Unimed Curitiba.

O evento, voltado para agentes de viagem e profissionais de turismo e que privilegia as emoções e sensações que os turistas trazem na bagagem, foi organizado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo e seus associados, que representam 90% das vendas de viagens de todo o Brasil e em 2016 foram responsáveis pelo embarque de mais de 5 milhões de passageiros, com faturamento de R$ 11,3 bilhões.

“O Experiência Braztoa Sul foi um absoluto sucesso e superou todas as nossas expectativas, tanto em quantidade de público, como qualidade. Quem marcou presença, participou com a gente, aprendeu, trabalhou muito e trouxe para a região uma nova visão de turismo, junto com a Braztoa. Estamos muito felizes e agradecemos a todos esses agentes que separaram um tempo nas suas agendas para participarem do evento e que vieram nos parabenizar pela qualidade do que oferecemos”, disse Magda Nassar, Presidente da BRAZTOA.

 

Programação
Os agentes foram recebidos com um welcome brunch, promovido pela Argentina, com gastronomia e músicas típicas, além de uma apresentação cultural de Curitiba: Gralha Azul.

Ao longo da tarde, puderam vivenciar diferentes experiências de diversos pontos do mundo, por meio de atrações interativas, uma verdadeira viagem sensorial que contou com vídeos de apresentações de artistas colombianos, incluindo Maluma, passando por Pernambuco e chegando ao exotismo da Tailândia, com suas cores e aromas. Para completar, uma performance de Tango com a imagem de Gardel cantando “El Dia Que Me Quieras” encerrou a intervenção comandada por Luiz Dalazen e Giuliana Manfio. Na programação ainda houveram atividades do Rio Grande do Norte, Rio Quente e Curitiba.

O dia também trouxe uma palestra sobre inovação ministrada por Benício Oliveira Filho, com o título: “O mundo dos negócios esta mudando”, que aborda a inovação no turismo e como as empresas do setor podem absorver a cultura renovadora das startups. O palestrante é expert no mercado de tecnologias há mais de 20 anos, pós-graduado em Teologia pela PUC-SP, MBA em Estratégia Econômica em Negócios pela GV, CEO da empresa Ravel de Tecnologia, sócio da empresa de comunicação Incandescente e atual Presidente do ITESCS: Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul e Conselheiro do Polo de Aceleração de Startups da Universidade Metodista.
Desafio de Inovação Turismo Inteligente
Durante o evento também ocorreu a seletiva que elegeu as duas melhores startups da região Sul, finalistas do Desafio de Inovação Turismo Inteligente, ação criada pela BRAZTOA e SEBRAE.

A edição Sul do evento teve a participação de 8 startups que representam a região. Até o momento, o projeto teve cerca de 30 inscritos.

A final e a premiação acontecerão durante a 45ª Abav Expo & 48º Encontro Comercial Braztoa, que acontece de 27 a 29 de Setembro, na área FUTURISMO, espaço de inovação onde serão realizados o Hackathon Viagens 2017 e a final do Desafio de Inovação Turismo Inteligente, entre outras atividades.

Saiba mais sobre as startups vencedoras da etapa Sul:

Trip4x, de Santa Catarina (SC): uma nova plataforma para viagens de esportes de aventura. A Trip4x une inteligência online, dados do perfil do passageiro junto e conteúdos turísticos. A partir disso, busca informações relacionadas ao que se precisa saber sobre o esporte, destino, meios de locomoção, acomodações, eventos, equipamentos entre outros, formando um repositório de informações para planejar viagens, com links e imagens que poderão ser compartilhadas. Após a viagem, é possível criar uma narrativa detalhando a experiência.

Turismo Experience, de Bombinhas (SC): uma inovadora plataforma web e aplicativo de produtos e serviços voltados a promoção de destinos, para gerar uma experiência de consumo ao turista, tornando os destinos turísticos mais competitivos e eficientes na sua divulgação.
Evento Neutro
Investindo em ações de sustentabilidade e buscando sempre a promoção das boas práticas do turismo, a Braztoa irá neutralizar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de todos os eventos Experiência Braztoa 2017.

A quantificação dos GEE segue a metodologia internacional do GHG Protocol (Greenhouse Gases Protocol), que considera as emissões relacionadas aos diversos aspectos do evento: deslocamento terrestre e aéreo dos participantes e organização, veículos utilizados para montagem e desmontagem, consumo de energia e óleo diesel (geradores) e resíduos gerados.

Para a edição Sul, o projeto apoiado através da compra de créditos de carbono será o Ecomapuá Amazon REED, localizado na Ilha de Marajó / PA, que apresenta como objetivo principal evitar o desmatamento não planejado de uma área de 86,269.84 ha. Prevê reduções no desmatamento e nas emissões de CO2 durante os 30 anos de vida útil do projeto, além disso, os créditos de carbono gerados também serão dedicados a melhorar as condições sociais e ambientais de comunidades locais.
Caravanas Rodoviárias e Aéreas
As caravanas rodoviárias Braztoa, que tiveram dois roteiros gratuitos saindo de Florianópolis e Balneário Camboriú, passando por Itajaí, Itapema, Blumenau, Jaraguá do Sul e Joinville, foram um dos diferenciais nesta edição, incluindo também uma noite de hospedagem para dar mais comodidade aos profissionais no retorno às suas cidades. Na sexta-feira, 28/7, a BRAZTOA, em parceria com a Serra Verde Express e ABAV-SC, levou os agentes para conhecer um dos roteiros mais procurados do Paraná: o passeio de trem saindo de Curitiba à encantadora cidade histórica de Morretes. De lá os agentes retomam os ônibus a seus destinos.

Para completar, agentes de viagens de Porto Alegre contaram com caravanas aéreas para o evento.
O Experiência Braztoa Sul teve patrocínio da Argentina, Procolombia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Tailândia e Grupo Cataratas.

Parceiros anfitriões: Instituto Municipal de Turismo de Curitiba e Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná.

Apoio: Minas Gerais, Curitiba, Rio Quente, Mar Hotel/Martur, ABAV Nacional, ABAV-PR, ABAV-SC, ABAV-RS, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Expo Unimed Curitiba, SEBRAE e SINDETUR.

 

Sobre o Experiência Braztoa
O Experiência Braztoa proporciona conhecimento e vivências únicas para os agentes de viagens, apresentando atrativos de diversos destinos apresentados de forma diferente, por meio de atrações culturais, quizzes ou atividades sensoriais.
Com tantas informações disponíveis na internet, o trabalho de consultoria dos agentes de viagem ganha ainda mais relevância, pois os viajantes estão cada vez mais exigentes.

Criado em 2015, o evento já reuniu mais de 2 mil agentes de viagem e passou por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Florianópolis e Salvador. Em 2017, o Experiência Braztoa já passou pelo Nordeste (Recife – 31/5), Sul (Curitiba – 27/7) e passará por Norte e Centro-Oeste (Rio Quente – 9/8) e Sudeste (Belo Horizonte – 22/8).
Sobre a Braztoa
A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% dos pacotes turísticos comercializados no Brasil.

Em 2016, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 11,3 bilhões e embarcaram mais de cinco milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 10,6 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos).

Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a Braztoa promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

Informações à imprensa
Agência Guanabara
Diego Sierra – diego@agenciaguanabara.com.br
Tais Santos – tais@agenciaguanabara.com.br
11. 3062-6399 – www.agenciaguanabara.com.br