25.08.2017

Conheça os primeiros jurados confirmados do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017/2018

Um time de peso vai compor a bancada de jurados do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017/2018, que recebe inscrições até o dia 1 de setembro. O júri é formado por profissionais que representam instituições de expressão no Brasil e exterior, selecionados com máxima minúcia e critério pela BRAZTOA, para garantir não apenas total isenção da associação, bem como altíssimo rigor na avaliação das iniciativas.

Até o momento, os confirmados para a banca de jurados estão: Alexandre Garrido (ABNT), Ariane Jane (Global Ecotourism Network), Caco de Paula (Agência Auá Brasil), Federico Asper (Espertise Investigación), Helena Costa (UNB), Isabel Barnasque (Ministério do Turismo), Jessica Kobayashi (SENAC) e Mariana Aldrigui (USP).
Os inscritos serão avaliados sob diversos pontos de vista, entre eles: impactos ambientais, incentivo ao turismo sustentável, inovação e viabilidade financeira.
A melhor iniciativa classificada será declarada TOP Sustentabilidade e ganha, além de um vídeo exclusivo, produzido pelo Ministério do Turismo, uma bolsa de estudos 100% (cem por cento) no curso de Pós-Graduação EAD – Inovação E Empreendedorismo em Negócios Turísticos Sustentáveis do SENAC.

Todas as iniciativas premiadas, desde a primeira edição, podem ser visualizadas no site: Mapa Turismo Sustentável no Brasil: Iniciativas Premiadas – Braztoa e Ministério do Turismo (http://iniciativassustentaveis.turismo.gov.br/), uma parceria entre Braztoa e o Ministério do Turismo, disponível em três idiomas e que serve como fonte de consulta para parcerias e turistas, nacionais e internacionais, que buscam por experiências de viagem mais sustentáveis.

Para completar, o ganhadores dentro de cada categoria do prêmio terão direito a uma consultoria educacional para melhor desenvolver as suas iniciativas proporcionada pelo SENAC, seja presencialmente (no caso de São Paulo) ou à distância (outros estados).

A cerimônia de premiação acontecerá junto com a Convenção Braztoa 2017, cujo local e data serão anunciados em breve.

Sobre o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017/2018

– Inscrições:
Até 1 de setembro, no site http://braztoa.com.br/premio/.

– Quem pode se inscrever:

· Associados Braztoa: operadoras de turismo, representantes, colaboradores e convidados.

· Agências de Viagem: empresas que comercializam produtos e serviços turísticos diretamente para o cliente final.

· Meios de Hospedagem: hotéis, hotéis fazenda, cama & café, pousada, flat, entre outros (Ex. albergues e campings).

o Resorts (subcategoria, dentro de meios de hospedagem) – Empreendimento hoteleiro de alto padrão em instalações e serviços, fortemente voltado para o lazer, em área de amplo convívio com a natureza, na qual o hóspede não precise se afastar para atender às suas necessidades de conforto, alimentação, lazer e entretenimento.

· Parceiros do Turismo: abrangem operadoras de turismo não associadas à Braztoa, companhias aéreas, locadoras de veículos, fundações, associações e organizações do terceiro setor, bem como as instituições governamentais, entre outros, não incluindo agências de viagem ou meios de hospedagem, que possuem categoria exclusiva.

· Projetos Inovadores: projetos submetidos por grupos de alunos representando instituições de ensino técnico e superior.

Patrocínios: Argentina
Parceiros Institucionais: Ministério do Turismo, OMT e ONU Meio Ambiente.
Parceiros de Mídia: Brasilturis, Diário do Turismo, Mercado & Eventos e Panrotas
Apoio: SENAC

Sobre o Programa Braztoa de Sustentabilidade
Desde 2005, a Braztoa tem realizado fortes investimentos em ações de sustentabilidade, buscando estimular e auxiliar seus associados a promover boas práticas do turismo sustentável, tornando-o cada vez mais responsável e voltado aos aspectos sociais, econômicos e ambientais.

Esse posicionamento fez com que a entidade também se tornasse membro da OMT (Organização Mundial do Turismo), tornando o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade o primeiro do mundo a ter a chancela do órgão.

O Programa Braztoa de Sustentabilidade (PBS), criado em 2011, propõe demonstrar os benefícios de incorporar a sustentabilidade à gestão das empresas, dando ênfase aos pilares sociocultural, ambiental e, sobretudo, econômico.

Deste programa, nasceram importantes ações que envolvem questões ambientais, sociais e econômicas, como o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que está em sua quinta edição, e a parceria com a ONG Colmeia, que visa promover ações de capacitações entre estudantes e operadores Braztoa, com o intuito de inserir esses jovens no mercado de trabalho com mais experiência e expertise em turismo.

Informações à imprensa – Agência Guanabara
Diego Sierra – diego@agenciaguanabara,com.br
Tais Santos –tais@agenciaguanabara.com.br