08.12.2014

Conheça os vencedores do 3º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) anunciou os vencedores do 3º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, na noite da última sexta-feira (28/11), na Associação Comercial de Maceió (AL). O evento contou com a presença do ministro do Turismo, Vinicius Lages, do governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho e do governador eleito, Renan Filho.

A categoria TOP Sustentabilidade, a mais alta do prêmio, ficou para o Hotel Fazenda Parque Dos Sonhos (Socorro – SP), que, antes disso, levou primeiro lugar na categoria Meios de Hospedagem. Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (AL), CVC (São Paulo), Parque Aventuras (Iporanga – SP) e Vento Sul Turismo (Gramado – RS), foram os outros grandes premiados. Os cinco finalistas da categoria Associados Braztoa, mais o sexto lugar, e o vencedor da TOP Sustentabilidade ganharam uma viagem para a Alemanha em 2015, oferecida pelo Centro do Turismo Alemão Alemão e pela companhia aérea Lufthansa para conhecer de perto as melhores práticas sustentáveis desenvolvidas no país.

Os vencedores foram eleitos por um corpo de jurados composto por especialistas como Alexandre Garrido (ABNT), Ariel Pares (Ministério do Meio Ambiente), Claudia Tonaco (Revista Travel 3), Fernanda Daltro (PNUMA), Helena Costa (Ministro do Turismo), Isabel Barnasque (Ministério do Turismo), Marcelo Calado (SENAC), Márcio Favilla (OMT), Margaret Grantham (Centro de Turismo Alemão (DZT), Mari Masgrau (Mercado & Eventos), Mariana Aldrigui (Universidade de São Paulo), Mário Gasparinni (Ifaseg/QBE), Oliver Hillel (UNEP), Patrícia Crespi (Travelport), Paul J. Dale (Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo), Ronald Sanabria (Rainforest Alliance) e Virginia Fernández Trapa (OMT).

Nesta edição, o 3º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade inovou e premiou seus melhores cases com a arte alagoana da ex-cortadora de cana, Maria Luciene da Silva Siqueira, a Sil, de Capela (AL), que se tornou uma das mais expressivas e talentosas artistas populares deste país. A artesã foi responsável por esculpir os troféus de barro entregues na noite do dia 28.

O Prêmio conta com o patrocínio da Travelport e Ifaseg/QBE; Parceiros Institucionais: Ministério do Turismo, Aliança Global e PNUMA; Parceiros de Mídia: Mercado & Eventos, Panrotas e Travel 3; Consultoria: Eccaplan; Apoio: Senac , Alemanha, GOL Linhas Aéreas, Lufthansa e Copaairlines; Apoio local: Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas, Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH/AL), Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (ABAV/AL), SEBRAE/AL e Maceió Convention Visitours & Bureau.

Categorias:

Na categoria TOP Sustentabilidade, o vencedor Hotel Fazenda Parque Dos Sonhos se destacou pela ação “Sustentabilidade como principal estratégia da organização”, que também o levou a ganhar o primeiro lugar na categoria Meios de Hospedagem. A empresa identificou que a questão de responsabilidade social e de sobrevivência no mercado tem seu principal foco na sustentabilidade como um todo, não somente no quesito ambiental, abrangendo o Triple Bottom Line (ambiental, sociocultural e econômico). Ambiental: deu destinação adequada aos resíduos orgânicos, inorgânicos, óleos, orgânicos não compostáveis e tratamento de efluentes; restauração das Áreas de Preservação Permanente – APP Social: implantou a acessibilidade, aproveita a mão de obra local, implantou plano de carreira e buscou a certificação em acessibilidade e nas práticas das atividades de turismo de aventura. Economicamente, a empresa passou a ter melhores resultados e contemplar recursos anualmente para sustentabilidade.

Na categoria Agências de Viagem, a Vento Sul Turismo levou o primeiro lugar, com a ação “Vento Sul Sustentável: Foco no turismo de experiência e no agroturismo”. O Projeto norteia-se pelos conceitos de turismo de base local, abordado pelo Plano Nacional de Turismo, com vistas à inclusão social das comunidades receptoras, compreendendo seus princípios, valores, normas, instituições e convivência. Tudo em prol do bem-estar comum e da preservação do patrimônio material e imaterial, para garantir o desenvolvimento sustentável e fortalecer o senso de comunidade por meio da participação efetiva no contexto local de valorização do patrimônio comunitário.

Na categoria Associadas Braztoa, o primeiro lugar ficou com a CVC, com a ação “Sustentabilidade no Destino Turístico: a união faz a força”. Com visão da responsabilidade social corporativa, a empresa selecionou um projeto existente para receber aporte financeiro, que focasse em agentes de desenvolvimento do turismo local: destino, classes profissionais que atuam no corredor turístico, comunidade e turista. Foi escolhido o PIET – Programa Integrado de Educação Turística, criado pelo Instituto Polo Internacional Iguassu e entidades de turismo de Foz do Iguaçu, neste que é o 2º ponto de visitação do país. Para a CVC, a essência do PIET reflete seus valores de sustentabilidade na hospitalidade e preservação do patrimônio ambiental, histórico e cultural que todos devem zelar, estimulando processo socioeducativo transformador no destino.

Na categoria Parceiros Institucionais, vencedor foi a Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau, com a ação “Piscinas Naturais de Maragogi: A conservação de um tesouro natural”. A iniciativa tem como objetivo oferecer experiências dentro de uma proposta de valor com ganho dos dois lados: no primeiro, oferecer produtos de qualidade para pessoas que querem viajar, proporcionando uma experiência cultural única, autêntica e sustentável. Do outro, gerar oportunidade de negócios que melhoram a qualidade de vida de comunidades parceiras, geram renda, inclusão social, valorizam as culturas locais e o trabalho desenvolvido por organizações sociais que atuam nas regiões visitadas. Principais objetivos: garantir a conservação dos recifes coralígenos e de arenito, com sua fauna e flora; ordenar o turismo ecológico, científico, cultural e demais atividades econômicas compatíveis com a conservação ambiental; garantir a recuperação da diversidade biológica desses ambientes; preservar as áreas de reprodução, desenvolvimento e alimentação da fauna e flora marinha e estuarina; propiciar desenvolvimento socioambiental da população local garantindo o acesso às informações.

Na categoria Parceiros do Trade, o primeiro lugar ficou com o Parque Aventuras, com a ação “Desenvolvimento do Turismo em Iporanga”. A empresa, por ser tradicional da região de Iporanga, atua agenciando as atividades de ecoturismo locais. Em determinado momento, sentiram a necessidade de oferecer algo sustentável e que não valorizasse apenas os sócios proprietários, mas também todos os colabores e monitores ambientais do entorno das cavernas do PETAR e Iporanga. Diante disso, foi criada uma agência receptiva que hoje tem nove funcionários registrados e 20 colaboradores que atuam diretamente nas operações do parque. Alguns dos principais objetivos são a inserção dos jovens do entorno do PETAR e Iporanga no mercado de trabalho e no turismo; valorização da mão de obra local; transferência de conhecimento aos visitantes; preservação e conservação ambiental; apoio direto na manutenção das trilhas das Unidades de Conservação; incentivo e fomento ao desenvolvimento do turismo local, com ações nas comunidades quilombolas tradicionais e atuando nos grupos e Conselhos de Turismo.
Conheça todos os premiados:

Top Sustentabilidade
Hotel Fazenda Parque Dos Sonhos
Agências de viagem
1- Vento Sul Turismo
2- Ativa Rafting e Aventura
3- Maiobá Turismo
Associadas Braztoa
1-CVC
2- Ambiental
3- MGM
Meios de hospedagem
1- Hotel Fazenda Parque Dos Sonhos
2- Sofitel Guarujá Jequitimar
3- Mabu Thermas Grand Resort
Parceiros institucionais
1- Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau
2- Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Piauí
3- Prefeitura de Cairu – Secretaria de Turismo

 

Parceiros do Trade
1- Parque Aventuras
2- Chã do Jardim
3- AOKA
Para mais detalhes, basta acessar http://braztoa.com.br/

O Programa Braztoa de Sustentabilidade
O prêmio faz parte do PROGRAMA BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE, lançado em setembro de 2011, durante o 36º Encontro Comercial Braztoa, que pretende levar conhecimento e incentivar as operadoras de turismo associadas e seus principais interlocutores a trabalharem com os recursos, de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável.

Desde 2005, a Braztoa tem realizado fortes investimentos em ações de sustentabilidade, buscando estimular e auxiliar seus associados a promover boas práticas do turismo sustentável, tornando-o cada vez mais responsável e voltado aos aspectos sociais, econômicos e ambientais.