17.12.2015

Palestras apontam o desenvolvimento sustentável

A Braztoa realizou o SEEDS (Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável), um ciclo de palestras para discussão e capacitação de empresários e executivos,  para os cuidados com a perenidade dos seus negócios.

Essa primeira edição  aconteceu no dia 27 de novembro, no Royal Tulip São Conrado (RJ),  em parceria com o Rio Convention & Visitors Bureau.

Assista aqui as palestras e debate com grandes nomes do cenário do turismo no Brasil e no exterior, que  abordaram temas ligados ao cenário econômico, político, social e ambiental da atualidade.

Confira os nomes dos palestrantes:

• APO (Autoridade Publico Olímpica) – Marcelo Veloso
Tema: Os jogos Olímpico e Paraolímpicos do Brasil

• Blog CLIMA21 – Caco de Paula
Tema: O Futuro a gente faz agora

• Eccaplan – Fernando Beltrame
Tema: Resíduo Zero

• OMT – Marcio Favilla
Tema: Como outras sedes se prepararam para as Olimpíadas?

• PNUMA – Fernanda Daltro
Tema: Compra Sustentável

ABNT – Alexandre Garrido – Mediador
Mais informações sobre os palestrantes

• Alexandre Garrido: coordenador da Comissão de Estudo de Gestão da Sustentabilidade em Meios de Hospedagem da ABNT (CB 54 – Comitê Brasileiro do Turismo). É especialista em Sustentabilidade e atua com o tema Turismo Sustentável há 14 anos.

• Fernanda Daltro: consultora em Produção e Consumo Sustentáveis no PNUMA Brasil, onde, atualmente, coordena a campanha Passaporte Verde, entre outros projetos. Sua área de atuação é o desenvolvimento de estratégias de comunicação para sustentabilidade.

• Fernando Beltrame: sócio-Presidente da Eccaplan Consultoria. Bacharel em Engenharia (UNICAMP – 2002), MBA em Gestão Empresarial (FGV – 2007). Voluntário e um dos Coordenadores do Grupo de Trabalho de Meio Ambiente da Rede Nossa São Paulo.

• Caco de Paula: jornalista e editor. Criou e dirigiu o Planeta Sustentável e Viagem do Conhecimento. Dirigiu as revistas Viagem e Turismo, National Geographic Brasil e o Guia Quatro Rodas. Foi presidente do Global Compact no Brasil, iniciativa da ONU com missão de promover sustentabilidade na gestão empresarial. Co-autor de “Heróis do Clima”, assina o blog CLIMA21, no Estadão. Dirige a agência AUÁ Brasil, dedicada à comunicação e sustentabilidade.

• Marcio Favilla: Diretor executivo da OMT – Organização Mundial do Turismo. Atuou entre 2003 e 2007 como vice-ministro de Turismo e de Relações Institucionais da Presidência (2007/2009).

• Marcelo Velloso – Assessor de Cidades, Cultura, Eventos e Turismo. Autoridade Pública Olímpica – APO

O Programa Braztoa de Sustentabilidade
Desde 2005, a Braztoa tem realizado fortes investimentos em ações de sustentabilidade, buscando estimular e auxiliar seus associados a promover boas práticas do turismo sustentável, tornando-o cada vez mais responsável e voltado aos aspectos sociais, econômicos e ambientais. Esse posicionamento fez com que a entidade também se tornasse membro da OMT (Organização Mundial do Turismo).
Parte do Programa Braztoa de Sustentabilidade, o Prêmio, lançado em setembro de 2011, divulga boas práticas e faz com que essas informações cheguem ao consumidor final.