06.07.2016

PNUMA e Braztoa reforçam parceria em ações mútuas

Entidades que, desde 2013, atuam juntas, mais uma vez unem esforços para difusão do turismo sustentável no país

Uma parceria de peso reforça a chancela do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2016. A maior premiação nacional do setor turístico conta com o apoio do Passaporte Verde, campanha lançada em 2008 em conjunto pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA, pelos Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo do Brasil, pelo Ministério Francês do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, entre outros.

Em total sintonia, Braztoa e PNUMA possuem motivos de sobra para unirem forças com seus projetos, pois ambos estão focados em incentivar o respeito ao meio ambiente e à cultura local, fomentando ações para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades. Foi levando o histórico de atuação sustentável da Braztoa, desde 2005, que as entidades firmaram, em 2013, uma parceria (Memorando de Entendimento entre as Partes) visando a união de esforços nessa área.

“Para a Braztoa é motivo de orgulho sermos a única entidade privada parceira do PNUMA no Brasil para o desenvolvimento do Passaporte Verde. Isso é muito gratificante e um estímulo para seguirmos em frente com as ações do Programa Braztoa de Sustentabilidade, no qual o Prêmio está inserido”, disse Mônica Samia, CEO da Braztoa.

A parceria para a edição 2016 visa ampliar a visibilidade ao Prêmio Braztoa de Sustentabilidade e alavancar suas adesões, utilizando o www.passaporteverde.org.br como canal de divulgação de boas práticas de empresas de destaque no Prêmio.

A Braztoa também contribuirá na promoção das ações do Passaporte Verde, sendo parceira de comunicação das campanhas “Eu cuido do meu destino” e “Compromisso Voluntário com a Sustentabilidade”, que visam estimular práticas sustentáveis no turismo para o público final, além de engajar mais empreendedores do trade.

“O Passaporte Verde é uma campanha que busca levar tanto o turista para um consumo mais responsável quanto os empresários do turismo para uma produção mais sustentável. Para atingir seu objetivo de levar essas informações a mais pessoas e empresas é fundamental parcerias como a da Braztoa” diz Mariana Madureira sócia da Raízes Desenvolvimento Sustentável que executa a campanha este ano junto à Rio 2016.

O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade tem inscrições abertas até o dia 3 de outubro no site (www.braztoa.com.br),

Detalhes sobre o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2016: http://braztoa.com.br/premio-braztoa-de-sustentabilidade-2016-lanca-novas-categorias-e-traz-jurados-de-grande-renome/

Sobre a Braztoa

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne cerca de 87 associados, entre operadoras de turismo e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% dos pacotes turísticos comercializados no Brasil. Entidade sem fins lucrativos, a Braztoa promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

Entre as iniciativas estão os Encontros Comerciais Braztoa, com quatro edições anuais (duas em São Paulo, uma no Rio de Janeiro e uma em Porto Alegre). São eventos 100% focados na geração de negócios entre seus associados e agentes de viagens, reunindo, em um único lugar, as maiores operadoras do Brasil com seus melhores produtos e serviços. Exemplo disso é a parceria entre Braztoa e Abav que, há quatro anos, trabalham juntas para fazer um dos maiores eventos de turismo do país. Em 2016 será o 44ª ABAV – Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa, com destaque para as capacitações e caravanas Aéreas e Rodoviárias.

Sobre o Passaporte Verde
A campanha Passaporte Verde é uma iniciativa do PNUMA (Programa das Nações Unidas para Meio Ambiente), com apoio do Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Turismo, Ministério do Esporte e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Tendo como pano de fundo a realização do Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a campanha pretende sensibilizar turistas nacionais e internacionais quanto ao seu potencial de contribuir com o desenvolvimento sustentável local por meio de escolhas responsáveis durante suas viagens, seja de férias e lazer ou de negócios.

Sobre o Pnuma
Criado em 1972, o Programa das Nações Unidas para o Meio ambiente (PNUMA) é a principal autoridade global em meio ambiente e a agência do sistema das Nações Unidas responsável por promover a conservação do meio ambiente, o desenvolvimento sustentável e o uso eficiente de recursos.

Com escritório em Brasília desde de 2004, o PNUMA Brasil trabalha em parceria com órgãos do governo, do setor privado, da sociedade civil e da academia para:
o Fomentar o desenvolvimento sustentável e o consumo consciente;
o Manter o meio ambiente global sob constante monitoramento;
o Combater as mudanças climáticas;
o Alertar sobre ameaças aos ecossistemas e à biodiversidade;
o Disseminar práticas que promovam a qualidade de vida sem comprometer os recursos e serviços ambientais para as gerações futuras.

No Brasil, a principal frente de atuação do PNUMA é em Produção e Consumo Sustentáveis (SCP, na sigla em inglês), fomentando a transição para padrões que garantam a qualidade de vida dentro dos limites físicos da Terra.

Informações à imprensa – Agência Guanabara
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