Prêmio Braztoa de Ssutentabilidade – Categoria Agências de Viagem – Vento Sul Turismo

agroturismo-leonid-streliaev ventosul

VENTO SUL TURISMO
AÇÕES PROMOCIONAIS EDUCATIVAS VISANDO A CONSOLIDAÇÃO DOS PRODUTOS E DAS PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS

A riqueza da experiência
Vento Sul dá o bom exemplo como sucesso dos Roteiros Sustentáveis nas comunidades agrícolas de Gramado

Os Roteiros Sustentáveis foram criados pela Vento Sul para fomentar o turismo na região de colônias agrícolas de Gramado (RS), envolvendo famílias que abrem suas casas e compartilham com os visitantes seus costumes e valores, suas lembranças e sua paixão pelas origens. O número de turistas nesses roteiros vem dobrando anualmente – se em 2013 houve 3 600 passageiros, este ano fechará com mais de 19 000.
Para obter tamanho crescimento, a agência de viagens tem investido em divulgação e capacitação, envolvendo as comunidades receptoras de forma a preservar os seus patrimônios materiais e imateriais. Neste ano, o capital investido pela empresa foi de 140 mil reais.
Com quase dez anos de experiência na Serra Gaúcha, a Vento Sul demonstra que é possível praticar um turismo responsável e sustentável – que beneficie não apenas a própria agência, mas também o viajante e o receptor. Além de gerar empregos diretos e indiretos, a ação também inspira um tipo de turismo voltado a belezas naturais, gastronômicas e culturais, que fogem ao paradigma do urbano, da tecnologia e do consumo. Hoje em dia, essa operação conta com um total de 44 colaboradores e todas as famílias das comunidades de Linha Ávila, Tapera, Campestre do Tigre, Linha 28 e Vale do Quilombo.
Os Roteiros Sustentáveis vêm acompanhados de iniciativas afins dentro da empresa, tais como migração para operação online, redução do consumo de papel e desconto progressivo por passageiro para aumentar a ocupação média de veículos de passeio e traslado, com resultados de 25% na operação como um todo.