08.11.2017

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017/2018 – Baluarte Pousada e Ecoturismo

Saiba mais sobre a ação da Baluarte Pousada e Ecoturismo, vencedora da Categoria Agências de Viagem.

 

Baluarte Pousada e Ecoturismo
Passeio Circuito Praias

A comunidade recebe os turistas
A Baluarte Pousada e Ecoturismo leva os visitantes para conhecer a comunidade local em Tutóia, no Maranhão, estimulando o turismo como uma atividade econômica

A fim de desenvolver o potencial turístico de Tutoia, no Maranhão, a Baluarte Pousada e Ecoturismo criou “Passeio Circuito Praias”, cuja ideia é inserir o turista dentro da comunidade de pescadores da região, que fica entre o Delta da Parnaíba e os Lençóis Maranhenses. Durante a atividade, os interessados podem conhecer as atrações naturais, os artesanatos e a culinária local, à base de frutos do mar, entrando em contato com os moradores. Dessa forma, pretende-se valorizar as iniciativas da população, buscando soluções para estimular o comércio e diminuir a migração de famílias para outras cidades.
A Baluarte Pousada e Ecoturismo começou suas atividades como agência de turismo e depois cresceu para pousada e restaurante. Patrick Araújo, sócio e diretor da Baluarte, nasceu e cresceu em Tutóia. Depois de fazer faculdade de Turismo, resolveu voltar para trabalhar o potencial turístico da cidade. “Vim para cá pensando em desenvolver um turismo sustentável. A gente conseguiu formatar os roteiros como uma forma organizada vendendo como o Delta do Parnaíba e os Pequenos Lençóis”, conta Araújo.
O principal objetivo de “Passeio Circuito Praias” é fazer com que famílias locais entrem em contato com os turistas para mostrar e vender os seus produtos. Dessa forma, a Baluarte pretende incentivar o aprendizado das futuras gerações de artesãos e criação de novos empreendimentos voltados para o turismo.