09.11.2017

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017/2018 – Cataratas do Iguaçu S/A

Saiba mais sobre a ação da Cataratas do Iguaçu S/A, vencedora da Categoria Parceiros do Turismo.

 

Cataratas do Iguaçu S/A
Cadeia de Valor para a Conservação no Parque Nacional do Iguaçu
Estimular a economia verde promovendo o comércio local, o Cataratas do Iguaçu S.A. fortalece a economia verde na região e estimula o turismo sustentável.

O Grupo Cataratas S.A. é a principal concessionária de serviços de turismo sustentável no Brasil atualmente. Desde 1998 dentro do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, oferece aos cerca de 1,5 milhão de visitantes que recebe todos os anos uma infraestrutura de qualidade focada na redução de impactos ambientais. Para isso, a empresa desenvolve o programa “Cadeia de Valor para a Conservação no Parque Nacional do Iguaçu”, que tem como objetivo compras sustentáveis como estratégia de conservação, beneficiando produtores locais.
O foco está no relacionamento com as comunidades, apoiando causas sociais, privilegiando a contratação de moradores e fornecedores da região. Só em 2017 o projeto ajudou cerca de 500 micro e pequenas empresas vizinhas do Parque Nacional do Iguaçu, gerando mais de R$ 40 milhões em renda. Os números foram alcançados visando à conservação do Parque Nacional do Iguaçu e estimulando a economia verde.
Com esse projeto, o grupo se insere na comunidade em volta do parque, incentivando que atividades como o extrativismo, a caça e a agricultura com agrotóxico sejam trocadas por outras que tenham como foco atividades turísticas e sustentáveis. Neste ano, 70% das compras de bens e serviços do Cataratas S.A. foram de fornecedores de municípios vizinhos ao parque. “Com essa iniciativa a gente começa a conhecer novos fornecedores e trazer a público essa capacidade de nos atender”, diz Wagner Stenio Grandi, gerente de compras.