09.11.2017

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017/2018 – CEFET

Saiba mais sobre a ação da CEFET, vencedora da Categoria Projetos Inovadores.

 

CEFET
Turismo astronômico como alternativa ao turismo em áreas protegidas
Visitar as estrelas sem tirar os pés do chão

Alunos da CEFET propõem roteiros para observar estrelas como forma de fomentar o turismo na região de Castelos do Açu

Quanto mais distante de centros urbanos, melhor para apreciar as estrelas. E áreas de preservação ambiental se tornam uma boa alternativa para quem procura esse tipo de atividade. Com o objetivo de estimular o turismo em áreas protegidas, os alunos da CEFET desenvolveram um projeto de turismo astronômico para as regiões no Castelos do Açu, em Petrópolis, nos limites do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. O passeio de baixo impacto à natureza é voltado para quem gosta de observar fenômenos que acontecem no céu, como eclipses, chuvas de meteoros e apreciar galáxias e constelações.
A iniciativa, de acordo com os alunos, seria inédita e pioneira, pois esse é um conceito de turismo ainda não explorado no Brasil, mas com grande potencial. Com o desenvolvimento do turismo astronômico nessas regiões, acredita-se que haveria mais recursos para a manutenção das áreas de preservação e seria estimulada nos moradores uma cultura de maior respeito ao meio ambiente, pois a população local conseguiria renda por meio de empreendimentos turísticos na região.
Com a realização desses roteiros, pretende-se promover o turismo do local, criando alternativas de trabalho para a população e encorajando novos empreendimentos no setor. Ao levar os turistas a essas áreas de preservação ambiental, espera-se sensibilizá-los sobre a importância da conservação desses locais.