06.11.2017

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017/2018 – Pousada Piuval

Saiba mais sobre a pousada Piuval, vencedora das categorias Meios de Hospedagem e TOP Sustentabilidade

 

POUSADA PIUVAL
Gestão Sustentável em pequenos meios de hospedagem

 

Gestão sustentável reconhecida
A Pousa Piuval já recebeu prêmios de sustentabilidade graças às ações da empresa em tratamento de água, lixo e economia, mas eles ainda querem mais um título

A Pousada Piuval, em Poconé, no Pantanal, foi a primeira a receber o certificado de Gestão Sustentável em pequenos meios de hospedagem da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Isso significa que ela trabalha respeitando regras ambientais e econômicas que visem à sustentabilidade. O trabalho de excelência já foi reconhecido com o Prêmio Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil). Em 2016, a Pousada foi vencedora da etapa Estadual do prêmio MPE Brasil nas categorias Serviços de Turismo e Responsabilidade Social.

Entre as ações de sustentabilidade da empresa, está a Estação de Tratamento de Água (ETA), que auxilia no reuso do líquido. Toda a água usada em pias, chuveiros e ares-condicionados é reutilizada nos vasos sanitários. Por dia, eles chegam a reciclar 10 mil litros de água. Outra ação é a coleta de lixo da pousada. Os resíduos são separados entre inorgânicos e orgânicos, dando a destinação correta e segura para o meio ambiente. O que a empresa não consegue reciclar no estabelecimento é destinado a cooperativas de reciclagem.

Além do meio do ambiente, a pousada pensa na economia local. Dentro das ações socioculturais, está a parceria de colaboradores com o projeto Guia Mirim, cujo objetivo é formar novos guias de turismo na cidade. Todos os funcionários da pousada são pessoas que moram na região, valorizando a mão de obra local e fortalecendo a economia da cidade.