09.11.2017

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017/2018 – Sofitel Guarujá Jequitimar

Saiba mais sobre a ação do Sofitel Guarujá Jequitimar, vencedora da Categoria Resorts.

 

Sofitel Guarujá Jequitimar
Emissão Zero Efluentes Líquidos – Fase 2
Esgoto tratado, água limpa
Com a segunda fase do projeto Emissão Zero de Efluente Líquidos, o Sofitel Guarujá Jequitimar trata o seu próprio esgoto que retorna como água limpa para o hotel

O resort Sofitel Guarujá Jequitimar, localizado no litoral de São Paulo, já não produz mais efluentes líquidos – o esgoto. O estabelecimento antes seguia a regra geral enviando o esgoto para que a empresa de tratamento desse o destino correto. Com o projeto “Emissão Zero”, conseguiu reverter essa regra tratando todos os efluentes líquidos. A água tratada é reutilizada em diversas outras atividades do hotel, como na refrigeração das torres de ar-condicionado.
Esse posicionamento sustentável também contribuiu na redução do consumo de água. Em 2014, o Sofitel, deixou de gastar R$ 800 mil de consumo de água, graças ao sistema de reaproveitamento. “Essa água é tratada e fica 100% potável. A partir disso é usada para piscina, espelhos d’água e irrigação dos jardins”, explica Luiz Fernando Matos, gerente de manutenção e engenheiro civil. “O gasto com o projeto se pagou em 40 meses. Foi uma imensa economia”.
Cada tipo de efluente tem uma destinação de tratamento e utilidade de reuso. Por exemplo, o efluente dos chuveiros junta-se à água das chuvas, que depois de tratados são direcionados às torres de refrigeração e piscinas. Já água utilizada na descarga dos vasos sanitários segue separada dos demais e, após o tratamento, é reutilizada na irrigação.