08.11.2017

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017/2018 – Untamed Angling do Brasil

Saiba mais sobre a ação da Untamed Angling do Brasil, que recebeu Menção Honrosa Nacional no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017/2018.

Untamed Angling do Brasil
Turismo de Base Comunitária em Parceria com Comunidades Indígenas na Amazônia
Pescar e soltar
Os turistas da Untamed Angling viajam com conforto pela Amazônia sem apresentar qualquer risco à natureza, um projeto pioneiro feito em parceria com os índios

Com objetivo de estimular a pesca esportiva de maneira sustentável, a Untamed Angling desenvolveu o projeto “Turismo de Base Comunitária em Parceria com Comunidades Indígenas na Amazonia”, na região do Rio Marié, no Amazonas. Uma iniciativa pioneira em ações turísticas com parceria com os índios. A região para o desenvolvimento do programa fica dentro de uma reserva que reúne 14 comunidades. Essa união visa à preservação ambiental, à inclusão social e ao protagonismo dos povos na gestão dos projetos.
A iniciativa se tornou viável graças a parcerias com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). O turismo de pesca na região é estruturado dentro de um acordo com um plano de manejo da pesca da Associação das Comunidades Indígenas do Baixo Rio Negro (ACIBRN), que dá suporte às comunidades para realizar a gestão e fiscalizar a área para garantir a sustentabilidade e respeitar os ciclos de vida dos peixes.
A estrutura de hospedagem desses turistas também foi pensada de modo que impactasse menos a região. O Untamed Amazon (um barco-hotel) é a primeira embarcação de seu tipo na Amazônia que utiliza 100% de geração de energia solar para todo o uso de eletricidade. Acontece ainda, dentro da embarcação, todo o tratamento do lixo orgânico, esgoto, processamento reciclagem do lixo inorgânico e uso de alimentos locais sempre que possível, de modo a evitar qualquer tipo de risco à natureza.