Prêmio Braztoa de Sustentabilidade – Categoria Agências de Viagem – Flanar Turismo

img_0008turismo-sensorial-braztoa2

 

FLANAR TURISMO PEDAGÓGICO TÉCNICO E CULTURAL
TURISMO SENSORIAL ADAPTADO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM LAVOURAS DE CAFÉ

De grão em grão
Turismo Sensorial no interior de Minas Gerais propõe nova perspectiva para as agências de viagem

Jovem no cenário de agências de turismo no Brasil, a Flanar iniciou suas atividades há três anos com a proposta de difundir a cultura e o conhecimento por meio de viagens que promovam processos de ensino e aprendizagem. Sediada em Uberlândia (MG) e fincada nos pilares de inclusão social, economia sustentável e cuidado com o meio ambiente, a empresa se destacou com a iniciativa do Turismo Sensorial Adaptado para Pessoas com Deficiência Visual em Lavouras de Café, que neste ano teve sua segunda edição.
Sessenta participantes já tiveram a chance de visitar fazendas produtoras de café na região de Araguari, no norte do Triângulo Mineiro, e passar por experiências únicas, programadas especialmente para pessoas com deficiência visual, física ou baixa mobilidade. Idosos com mais de 60 anos também fizeram parte dos roteiros, que não tiveram fins lucrativos.
Todo o processo de produção do café foi contemplado, desde o grão no cafeeiro, a colheita, a secagem, a seleção e a torra, até a degustação das bebidas feitas à base de cafés especiais produzidos na região do cerrado mineiro. Foram mobilizadas 35 pessoas, entre funcionários, voluntários e parceiros da iniciativa privada e pública para acompanhar os grupos.
Ao mesmo tempo em que promove a inclusão, o projeto chama a atenção para problemas socioambientais e constrói alternativas para o turismo sustentável na região, que inclui municípios do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba. Para a Flanar, as oportunidades turísticas não são apenas uma oportunidade, mas um direito para todos.