Prêmio Braztoa de Sustentabilidade – Categoria Associados Braztoa – BWT

img_0054humsol-103-of-237

BWT OPERADORA
RESPEITE O SEU PLANETA

Verde por dentro e por fora
Campanha de prevenção de câncer,horta comunitária e setor dedicado àpesca são algumas ações da BWT

Com duas décadas de existência, a BWT Operadora lançou neste ano o Respeite Seu Planeta, projeto que consolida e amplifica uma série de atividades que já fazem parte da cultura da operadora – seja no contato com seus funcionários, fornecedores e clientes, seja no desenvolvimento da comunidade do seu entorno e no cuidado com o planeta.
Duas ações ganharam especial importância: a campanha Outubro Rosa, que ofereceu 300 exames gratuitos de prevenção de câncer de colo de útero, mama e pele para quarenta funcionárias de baixa renda, e a Horta Sustentável, envolvendo os empregados tanto no cultivo quanto na colheita de hortaliças. Para a primeira ação, a BWT contou com a parceria do Humsol e o apoio do caminhão de autoexame Fiep/Sesi/Senai; para a segunda, com o da Facop (Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná).
Engajada em reciclagem do descarte de materiais de trabalho – 100 quilos por mês são enviados para o programa EcoCidadão Paraná, beneficiando recicladores do município de Morretes –, a empresa também entregou 150 mudas de árvores das espécies saboneteira e ipê roxo para a população local, dentro da programação de atividades de celebração do Dia da Árvore.
Além disso, a BWT criou um departamento de pesca esportiva para fomentar a prática sustentável do pesque-e-solte em regiões do Amazonas. Com o nome de BWT Sport Fishing, a divisão pretende oferecer alternativas de sobrevivência aos pescadores e moradores da região e contribuir para a extinção da pesca predatória.
Na sede da empresa, há bons resultados no uso consciente de água: 40% de economia foram verificados com o reuso de água da chuva – a cisterna tem capacidade para 30 litros, que são utilizados para a limpeza da área externa do local. O papel também ganha atenção especial, com a redução de impressão de vouchers. Finalmente, o site da BWT contribui com o reflorestamento da Mata Atlântica, compensando emissões de CO2.