Prêmio Braztoa de Sustentabilidade – Categoria Meios de Hospedagem – Cambará Eco Hotel

img_0075cambaraecohotel

CAMBARÁ ECO HOTEL

SUSTENTABILIDADE COMO GESTÃO DA EMPRESA

Case de impacto
Com sete anos de vida, o Cambará Eco Hotel se consolida por praticar o que pensa. E tudo se sustenta

O Cambará Eco Hotel nasceu ecológico, sete anos atrás, quando a família Brugnera resolveu abrir um empreendimento totalmente sustentável na frente de um imenso lago nos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul.
Um dos únicos hotéis da região (a maioria dos estabelecimentos de hospedagem é de pousadas), a 1,5 quilômetro do centro de Cambará do Sul e a caminho do Parque Nacional de Aparados da Serra, o Cambará Eco Hotel não apenas tem a localização privilegiada e ideal para o contato com a natureza como está alicerçado nos conceitos de sustentabilidade.
Eles podem ser verificados no tratamento de esgoto anaeróbico, na captação de água da chuva por meio de cisternas para uso na lavanderia, jardinagem e banheiros, no aquecimento de água por energia solar, na separação de lixo seco e orgânico, no reaproveitamento dos resíduos recicláveis, na eficiência energética com sensores de presença e lâmpadas led, entre outras características presentes nas instalações.
As boas práticas também se refletem nos processos internos da empresa, como a definição e o acompanhamento de ações estratégicas. Entre algumas de suas contribuições para a sociedade, o hotel prioriza fornecedores locais, contrata e treina moradores da região e imigrantes, patrocina projetos sociais no entorno e participa de entidades promovendo ações para o desenvolvimento socioeconômico do município.

Coerente com sua crença e sua prática, o Cambará Eco Hotel realiza parcerias com escolas e faculdades, disseminando práticas sustentáveis. Na comunidade local, desenvolve projetos como o de troca de óleo de cozinha por barras de sabão. Também mantém as trilhas na mata nativa de araucárias e já plantou 3 500 mudas de árvores e arbustos nativos.