Prêmio Braztoa de Sustentabilidade – Categoria Meios de Hospedagem – Maraca Hostel

imagem6 imagem7

MARACA HOSTEL
MARACA HOSTEL: UMA GOLEADA SUSTENTÁVEL

Drible no desperdício
No Rio de Janeiro, hostel inspirado no futebol diminui gastos com energia elétrica e água

Instalado no bairro carioca da Tijuca e próximo ao estádio do Maracanã, o Maraca Hostel não poderia ter outra inspiração além do futebol. Quem chega para se hospedar ali, porém, não imagina que logo vai se deparar com uma série de cartões vermelhos: placas de sinalização que, de forma divertida, pretendem conscientizar os clientes para que eles evitem o desperdício de água e energia. A iniciativa faz parte do projeto de sustentabilidade desenvolvido pelos sócios Guilherme Carames, Roberto Sampaio e Célio Castro desde a inauguração do local, em 2013, e aprimorado a partir de 2014 com ajuda do Sebrae/RJ e da Accarj (Associação de Cama & Café e Albergues do Estado do Rio de Janeiro).
Desde o início, os três se preocuparam em equipar o hostel com lâmpadas led em todos os ambientes e em instalar aparelhos domésticos com selo Procel. Com o tempo, reduziram o uso de copos de plástico descartáveis – a gelatina do café da manhã, por exemplo, agora é servida em utensílios de alumínio –, implantaram coleta seletivade lixo e passaram a reaproveitar água da chuva para lavar os pisos e regar os jardins. Também adotaram torneiras com temporizadores, chuveiros com redutores de vazão e um sistema que permite, por meio de garrafas longneck dispostas nos vasos sanitários, economizar 350 ml de água a cada descarga.
O acúmulo de cada uma dessas pequenas atitudes deu resultado: com a adoção do Sistema de Gestão de Indicadores de Sustentabilidade, que controla o consumo mensal de recursos no Maraca Hostel, os sócios notaram uma redução significativa no uso de água e energia – 42% e 23%, respectivamente, por hóspede.