Prêmio Braztoa de Sustentabilidade – Categoria Parceiros do Turismo – Sebrae CE

sebrae sebrae2

SEBRAE CE

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE PARA OS MEIOS DE HOSPEDAGEM DA ROTA DAS EMOÇÕES

Iniciativas mapeadas
Plano de avaliação de ações sustentáveis abrange hospedagens em três estados do Nordeste

Distribuído entre os estados do Ceará, Maranhão e Piauí, o roteiro turístico Rota das Emoções reúne meios de hospedagem em catorze municípios inseridos em três Unidades de Conservação (Parque Nacional de Jericoacoara, Área de Preservação do Delta do Parnaíba e Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses) e duas áreas de proteção estaduais (Tatajuba e Paulino Neves). Nada mais natural que os estabelecimentos se preocupem em desenvolver ações sustentáveis – atividade incentivada por um programa do Sebrae, idealizado em 2010 e colocado em prática no final de 2012, para estimular as empresas a dar mais importância ao assunto.
Até agora, 103 endereços já se valeram da metodologia do projeto, que prevê a implantação e a avaliação de medidas relacionadas à sustentabilidade em quatro eixos – ambiental, sociocultural, econômica e político-institucional –, de acordo com o Programa Nacional de Certificação em Turismo Sustentável (PCTS) e, consequentemente, da Norma Brasileira 15.401:2006. A iniciativa trouxe resultados práticos aos meios de hospedagem, como a instalação de dispositivos para economizar água, a preferência por lâmpadas econômicas, o uso de peças de artesanato local na decoração e a contratação de funcionários das regiões próximas. No Ceará, por exemplo, tanto a pousada Jeribá (em Jericoacoara) quanto o hotel Ilha do Amor (em Camocim) adotaram a implantação de placas solares.
Ao final do ciclo de inspeções, realizadas por consultores do Sebrae, os estabelecimentos ganham um selo – válido por dois anos – que atesta sua adequação aos projetos sustentáveis. É uma maneira de encorajar e valorizar os empresários que aplicam, no dia a dia, os princípios da sustentabilidade.