Prêmio Braztoa de Sustentabilidade – Categoria Projetos Inovadores – UERJ

aualapasseio_sitioboaventuracursoextensao_2016palestra2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
TURISMO, EDUCAÇÃO E CIDADANIA

Turismo pedagógico
Projeto destaca a importância da educação ambientalentre os alunos de Teresópolis

Incentivar a cidadania, informar sobre preservação ambiental e estimular estudantes de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio a conhecer e valorizar o fenômeno turístico de seu entorno são os principais objetivos do projeto desenvolvido pelo grupo de pesquisa Ir e Ver, da UERJ, voltado para alunos e docentes de Teresópolis, na serra fluminense. Para isso, a equipe capacita diretores, coordenadores e professores por meio das aulas do curso de extensão Turismo Pedagógico.
Em uma primeira fase, 46 profissionais participaram das turmas oferecidas em 2014, 2015 e 2016. Dali saíram propostas para, por exemplo, escolher os temas sobre sustentabilidade abordados com a garotada, definir roteiros turísticos ou lugares a serem visitados em aulas-passeio e estabelecer métodos para avaliar as atividades. A intenção é fazer com que os estudantes conheçam o município onde vivem, identifiquem-se com a região e passem a observar suas virtudes e problemas para que, dessa forma, exerçam a cidadania com maior participação e responsabilidade.
Nas visitas práticas – que ainda serão implantadas em atrativos turísticos como parques, espaços urbanos e áreas rurais –, a finalidade é expandir o olhar dos alunos e fazer com que coloquem em prática o que foi aprendido em sala de aula sobre consciência ambiental e a importância do desenvolvimento sustentável.