Prêmio Braztoa de Sustentabilidade – Categoria Projetos Inovadores – USP

unnamed

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
MAPA COLABORATIVO PERMACULTUR

Rota na internet
Plataforma online deseja mapear comunidades que praticam a permacultura

Cuidar da terra, cuidar das pessoas, compartilhar excedentes. Baseada nesses simples conceitos éticos e em doze princípios de planejamento, a permacultura é um sistema que harmoniza a comunidade e o ambiente sustentável, produtivo, à natureza. Entre outras características, as sociedades que adotam essa concepção utilizam formas alternativas e renováveis de energia, praticam agricultura de base ecológica, trabalham com bioconstrução, preservam a mata nativa, evitam o desperdício e dão valor aos cuidados com a mente e com o corpo. Têm tudo, portanto, para receber visitantes e mostrar a eles os valores sustentáveis que regem seu cotidiano.
Muitas vezes, porém, esses lugares não fazem parte das rotas turísticas tradicionais e mais conhecidas do estado de São Paulo. O Mapa Colaborativo Permacultur proposto pela USP prevê a criação de uma plataforma online que irá se transformar em um banco de dados sobre esses pontos, facilitando a divulgação e estimulando o turismo de base comunitária ou pedagógico – além de fornecer um mapa, propriamente dito, com a localização de cada comunidade. As informações reunidas no site podem contribuir, ainda, para a elaboração de projetos e para a construção de parcerias ou apoios institucionais.
Sendo online, o mapa também facilitará a troca de experiências e o compartilhamento de dados entre os grupos e os visitantes. De preferência, fazendo com que outras localidades se inspirem na iniciativa e também tenham interesse em se adaptar à permacultura para participar do programa.