23.08.2017

Record de público: 640 profissionais passaram pelo Experiência Braztoa Sudeste, em Belo Horizonte

Depois de ter passado por Recife, Curitiba e Rio Quente, a Braztoa encerrou com chave ouro, em Belo Horizonte, o ciclo de Experiências Braztoa. O evento, que aconteceu na tarde da última terça-feira (22/8), contou com a presença de 640 profissionais que circularam pelo Sebrae Minas para fazer negócios, networking, acompanhar apresentações e viver experiências únicas.

“Encerramos com muito sucesso o Experiência Braztoa 2017. As quatro edições realizadas neste ano foram muito boas e temos a certeza de ter deixado um legado importante pelos locais por onde passamos. Agora, nossos esforços e atenção estarão voltados para a 45ª ABAV e 48º Encontro Comercial Braztoa, em setembro, onde apresentaremos uma pequena amostra do que vai acontecer em 2018. Virão novidades muito boas por aí”, disse Magda Nassar, presidente da BRAZTOA.

Grande parte do sucesso de público se deu pelas caravanas rodoviárias, que foram 100% ocupadas, e que ofereceram transporte gratuito para agentes de viagens de Niterói, Rio de Janeiro, Petrópolis, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Volta Redonda, Três Rios e Juiz de Fora

Os agentes foram recebidos com um brunch patrocinado pela Argentina, além de comidas típicas mineiras oferecidas pela Abrasel. Ao longo da tarde, puderam vivenciar diferentes experiências de diversos pontos do mundo, por meio de atrações interativas. Uma verdadeira viagem sensorial iniciada na Colômbia, passando por Pernambuco e chegando ao exotismo da Tailândia.

Outro destaque do evento foi a palestra “O mundo dos negócios está mudando”, ministrada por Benício Oliveira Filho, que aborda a inovação no turismo e como as empresas do setor podem absorver a cultura renovadora das startups. O palestrante é expert no mercado de tecnologias, há mais de 20 anos, pós-graduado em Teologia pela PUC-SP, MBA em Estratégia Econômica em Negócios pela GV.

O coquetel de encerramento, que contou com iguarias gastronômicas oferecidas pelo Rio Grande do Norte, também teve uma apresentação oferecida pela Belotur, que trouxe o grupo ‘Junina Forró De Minas’, da Associação Sociocultural e Arte Quadrilha Forró de Minas.

“A realização do evento Experiência Braztoa em Belo Horizonte foi muito importante, pois movimentou toda a cadeia produtiva do turismo no Estado. Apresentamos aos operadores e agentes de viagens nosso artesanato, gastronomia e nossos principais destinos de natureza e cultura, propiciando a geração de negócios e o aumento da comercialização dos produtos mineiros”, comemora o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria.
Desafio de Inovação Turismo Inteligente

Durante o evento também ocorreu a seletiva que elegeu as duas melhores startups das regiões Sudeste: Experience Infinity, de Belo Horizonte, e Guyia, de São Paulo, são as finalistas do Desafio de Inovação Turismo Inteligente, ação criada pela BRAZTOA e SEBRAE.

Até o momento, o projeto teve 50 startups de todo o Brasil inscritas e mais de 40 potenciais novas ideias para o mercado – uma outra modalidade do Desafio, onde empreendedores do turismo podem apresentar ideias em planejamento. Dez destas serão selecionadas para receber mentoria e serão avaliadas no evento para formatar sua viabilidade. Destas, duas também serão escolhidas como as melhores do Brasil. As inscrições de ideias podem ser feitas até o dia 24 de Agosto.

A final e premiação acontecerão durante a 45ª Abav Expo & 48º Encontro Comercial Braztoa, de 27 a 29 de Setembro, na área FUTURISMO, espaço de inovação onde também será realizado o Hackathon Viagens 2017, entre outras atividades.

Saiba mais sobre as startups vencedoras da etapa Sudeste:

Experience Infinity (Belo Horizonte): focado em experiências turísticas, é uma plataforma online onde passageiros podem encontrar opções de viagem, informações e possibilidade de compra – sempre oferecendo ao cliente experiências de diversos segmentos, ao invés de uma mera viagem.

Guyia (São Paulo): plataforma e app voltados ao público LGBT, que lista, de forma geolocalizada, oportunidades, roteiros e estabelecimentos voltados a esse público, possibilitando que o usuário trace rotas para chegar aos locais, e que o turista conheça a agenda de eventos e festas com antecedência e planeje totalmente sua experiência turistica no destino.

Patrocinadores: Argentina, Colômbia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Tailândia

Parceiros anfitriões: Belo Horizonte CVB, BELOTUR, Prefeitura de Belo Horizonte e Secretaria de Turismo de Minas Gerais

Apoiadores: ABAV Nacional, ABAV MG, ABAV RJ, Abrasel, Delta, GOL, GTA e SEBRAE.

Sobre o Experiência Braztoa
O Experiência Braztoa proporciona conhecimento e vivências únicas para os agentes de viagens, apresentando atrativos de diversos destinos apresentados de forma diferente, por meio de atrações culturais, quizzes ou atividades sensoriais.
Com tantas informações disponíveis na internet, o trabalho de consultoria dos agentes de viagem ganha ainda mais relevância, pois os viajantes estão cada vez mais exigentes.

Criado em 2015, o evento já reuniu mais de 2 mil agentes de viagem e passou por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Florianópolis e Salvador. Em 2017, o Experiência Braztoa já passou pelo Nordeste (Recife – 31/5), Sul (Curitiba – 27/7), Norte e Centro-Oeste (Rio Quente – 9/8) e Sudeste (Belo Horizonte – 22/8).
Evento Neutro
Investindo em ações de sustentabilidade e buscando sempre a promoção das boas práticas do turismo, a Braztoa irá neutralizar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de todos os eventos Experiência Braztoa 2017.

A quantificação dos GEE segue a metodologia internacional do GHG Protocol (Greenhouse Gases Protocol), que considera as emissões relacionadas aos diversos aspectos do evento: deslocamento terrestre e aéreo dos participantes e organização, veículos utilizados para montagem e desmontagem, consumo de energia e óleo diesel (geradores) e resíduos gerados.

Para a edição Sul, o projeto apoiado através da compra de créditos de carbono será o Ecomapuá Amazon REED, localizado na Ilha de Marajó / PA, que apresenta como objetivo principal evitar o desmatamento não planejado de uma área de 86,269.84 ha. Prevê reduções no desmatamento e nas emissões de CO2 durante os 30 anos de vida útil do projeto, além disso, os créditos de carbono gerados também serão dedicados a melhorar as condições sociais e ambientais de comunidades locais.

Sobre a Braztoa
A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% dos pacotes turísticos comercializados no Brasil.

Em 2016, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 11,3 bilhões e embarcaram mais de cinco milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 10,6 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos).

Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a Braztoa promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

Informações à imprensa
Agência Guanabara
Diego Sierra – diego@agenciaguanabara.com.br
Tais Santos – tais@agenciaguanabara.com.br
11. 3062-6399 – www.agenciaguanabara.com.br