25.10.2017

SEEDS: BRAZTOA promove debates sobre turismo e desenvolvimento sustentável em Foz do Iguaçu

A BRAZTOA anuncia a programação do SEEDS (Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável), evento voltado para discussões e capacitações com o objetivo de ampliar a compreensão da indústria do turismo a respeito da sustentabilidade com viés econômico, social e ambiental.

Marcada para o dia 29 de outubro, das 16h30 às 18h, no Auditório do Centro de Recepção da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, a programação deste ano traz cinco palestras de 15 minutos cada, com formato dinâmico e objetivo. Entre elas está a apresentação, feita por Fabiano Pavoni Nogueira, da proposta e agenda de trabalho para 2018 do Laboratório de Turismo Sustentável, capitaneado pela Itaipu Binacional. O projeto nasceu da necessidade de ampliar a discussão sobre boas práticas turísticas para a região, com a criação de um ambiente de debate sobre o turismo regional, seus entraves e possíveis soluções, unindo renomados especialistas, empreendedores e setor público.

O Laboratório deseja formar uma rede de especialistas disposto a contribuir com os entornos das Cataratas do Iguaçu, umas das sete maravilhas da natureza. “O tema turismo, importante setor da economia regional, sempre foi tema de interesse na atuação da Itaipu Binacional que desenvolveu boas práticas de gestão, certificadas pela ISO, e de sustentabilidade, destacadas pelo Prêmio Braztoa. O Laboratório TS terá sede no PTI – um local de pesquisa em diferentes áreas do conhecimento, de inovação e desenvolvimento de tecnologias que circulam entre especialistas de diversas nações, principalmente do Mercosul” disse Fabiano Pavoni Nogueira, da Assistência do Conselho Diretor, da Fundação Parque Tecnológico Itaipu.

As palestras que se seguem serão ministradas por jurados do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que é composto por profissionais que representam instituições de expressão no Brasil e no exterior. Isabel Barnasque, do Ministério do Turismo, fala sobre a Campanha Mares Limpos, Ronald Sanabria, da Rain Forest Alliance, aborda turismo sustentável na América Latina e Frederico Esper, da Espertise Investigación, explica o turismo sustentável como fator de desenvolvimento. No final, um bate papo de 10 minutos trará a oportunidade de debates e troca de informações com os participantes.

Todas as apresentações serão gravadas e disponibilizadas posteriormente no canal da Braztoa no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCKCIGQNzOafdlIURGuWjxFA).

Sobre o Programa Braztoa de Sustentabilidade

Desde 2005, a Braztoa tem realizado fortes investimentos em ações de sustentabilidade, buscando estimular e auxiliar seus associados a promover boas práticas do turismo sustentável, tornando-o cada vez mais responsável e voltado ao tripé da sustentabilidade.

Esse posicionamento fez com que a entidade também se tornasse membro da OMT (Organização Mundial do Turismo), tornando o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade o primeiro do mundo a ter a chancela do órgão.

Em 2011 a BRAZTOA criou o Programa Braztoa de Sustentabilidade (PBS), para demonstrar os benefícios de incorporar a sustentabilidade à gestão das empresas e da própria associação, dando ênfase aos pilares sociocultural, ambiental e, sobretudo, econômico.

Deste programa, nasceram importantes ações, dentre elas, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, o SEEDS (Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável) e a parceria com a ONG Colmeia, que visa promover ações de capacitações entre estudantes e operadores Braztoa, com o intuito de inserir esses jovens no mercado de trabalho com mais experiência e expertise em turismo.

Em 2017 a BRAZTOA passou a ter o entendimento de que todas as atividades associativas que desenvolve visam a sustentabilidade do setor e o Programa Braztoa passa a abranger as demais ações: institucionais, de fomento do setor e de promoção e apoio à comercialização.
Sobre o SEEDS

O SEEDS (Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável) é um ciclo de palestras e debates ministrados por parceiros e jurados do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que é composto por profissionais que representam instituições de expressão no Brasil e no exterior, com foco em profissionais do setor, objetivando a reflexão sobre os cuidados com a perenidade dos negócios nos quesitos econômicos, sociais e ambientais.
Sobre a Braztoa

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil.

Em 2016, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 11,3 bilhões e embarcaram mais de cinco milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 10,6 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos).

Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a Braztoa promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

Informações à imprensa
Agência Guanabara
Diego Sierra – diego@agenciaguanabara.com.br
Tais Santos – tais@agenciaguanabara.com.br
11. 3062-6399 – www.agenciaguanabara.com.br