04.07.2017

Startups da região Sul já podem se inscrever no Desafio de Inovação Turismo Inteligente

BRAZTOA e SEBRAE levam para o Sul do país projeto que estimula startups e empreendedores com ideias inovadoras a gerarem soluções para o setor de turismo
Depois do sucesso da primeira seletiva, que aconteceu em Recife, BRAZTOA e SEBRAE abrem as inscrições na região Sul do país para o Desafio de Inovação Turismo Inteligente, uma competição voltada ao desenvolvimento de projetos e ideias para o setor turístico e integração de startups com o mercado, em busca de soluções para aumentar a competitividade de um ou mais elos da cadeia do turismo no Brasil, cuja final e premiação acontecerão durante a 45ª Abav Expo e o 48º Encontro Comercial Braztoa, que acontece de 27 a 29 de Setembro, no Expo Center Norte em São Paulo.

“Esse é um projeto importantíssimo. Estamos há alguns anos em busca de caminhos de inovação para os nossos negócios. Todos os dias, conversamos e escutamos o quão importantes são as inovações e tenho a certeza de que a estamos no caminho certo com esse projeto que une expertises em empreendedorismo, tecnologia e turismo”, disse Magda Nassar, Presidente da BRAZTOA.

Quem pode participar?
Serão duas categorias:

Startups – Tanto as desenvolvidas para atender exclusivamente o turismo, quanto aquelas que tenham soluções criadas para outros mercados, mas que podem ser customizadas para o turismo.

Ideias – ideias inovadoras passarão por um processo seletivo online. Este é um espaço para quem uma grande ideia, mas que ainda não tem uma startup.

Desafios
Os inscritos em ambas as categorias poderão escolher entre dois temas:

Desafio 1 – Agenciamento de Viagens e Turismo – Como renovar o papel dos operadores de turismo e das agências de viagens na cadeia do turismo?

Desafio 2 – Inteligência adaptada aos destinos brasileiros – como tornar os destinos turísticos brasileiros inteligentes?
Seletivas
Ideias: as ideias serão selecionadas online e os dez projetos com maior potencial poderão se apresentar pessoalmente durante o 48º Encontro Comercial Braztoa & 45ª Abav Expo.

Startups: acontecerão seletivas regionais em cada macrorregião do Brasil, em paralelo aos eventos Experiência Braztoa – Recife (31/5 – finalizado), Curitiba (27/7), Rio Quente (8/8) e Belo Horizonte (22/8). Em cada evento, uma banca julgadora formada por profissionais do setor irá escolher dois vencedores das parciais que irão para a final, que acontece em setembro, também durante a 45ª Abav Expo e o 48º Encontro Comercial Braztoa.

Premiação
Os quatro vencedores – duas startups e duas ideias, serão conhecidos durante a 45ª Abav Expo e o 48º Encontro Comercial Braztoa, que acontece de 27 a 29 de Setembro, no Expo Center Norte em São Paulo.

Durante os três dias de evento, dinâmicas serão montadas para que os projetos se desenvolvam ainda mais e sejam avaliados por um grupo especializado. Os prêmios serão: passagens aéreas, convites para participação em eventos selecionados do mercado e encontros com empresários do turismo.

Inscrições
Para inscrições e mais informações: www.braztoa.com.br/desafio

Prazos para inscrições e data das seletivas:

Etapa Data de Término Seletiva
Seletiva da Região Nordeste 17 de maio 31 de maio
Seletiva da Região Sul 12 de julho 27 de julho
Seletiva das Regiões Centro-Oeste e Norte 24 de julho 8 de agosto
Seletiva da Região Sudeste 07 de agosto 22 de agosto
Período de Seleção Ideias (período total para inscrição de Ideias) 24 de agosto 27 a 29 de setembro

Sobre a Braztoa
A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% dos pacotes turísticos comercializados no Brasil.

Em 2016, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 11,3 bilhões e embarcaram mais de cinco milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 10,6 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos).

Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a Braztoa promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

Informações à imprensa
Agência Guanabara
Diego Sierra – diego@agenciaguanabara.com.br
Tais Santos – tais@agenciaguanabara.com.br
11. 3062-6399