17.08.2017

Startups irão competir na edição Sudeste do Desafio Inovação Turismo Inteligente

BRAZTOA e SEBRAE levam para Belo Horizonte projeto que estimula startups a gerarem soluções para o setor de turismo

Depois de eleger seis startups das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sul , BRAZTOA e SEBRAE promovem a última seletiva do Desafio de Inovação Turismo Inteligente na região Sudeste, que acontecerá durante o evento Experiência Braztoa, dia 22 de agosto, a partir das 10h, no Sebrae Minas, que fica na Avenida Barão Homem de Melo, 329, em Belo Horizonte.

Um total de 19 startups se inscreveram na competição na edição Sudeste que, como nas outras, busca soluções para aumentar a competitividade de um ou mais elos da cadeia do turismo no Brasil. Destas, oito foram selecionadas para participarem da seletiva: 3GEOLINK (MG), Agenda Guarulhos (SP), Experience Infinity (MG), GUIYA EDITORA (SP), Lua de Mel Cotas (SP), Nossa Caravana (RJ), Personal2travel (MG) e Turbox (SP), que receberão mentoria presencial e apresentarão suas criações para uma bancada especializada, composta por profissionais do setor de turismo, empreendedorismo e tecnologia.

Serão eleitas duas finalistas para a final em São Paulo, dentro da 45ª Abav Expo & 48º Encontro Comercial Braztoa, de 27 a 29 de Setembro, na área FUTURISMO, espaço de inovação onde também será realizado o Hackathon Viagens 2017, entre outras atividades. Os vencedores serão revelados dia 29/09, na Vila do Saber, eixo Tecnologia, das 13h às 15h.

Até o momento, o projeto teve 50 startups de todo o Brasil inscritas e mais de 40 potenciais novas ideias para o mercado – uma outra modalidade do Desafio, onde empreendedores do turismo podem apresentar ideias em planejamento. Dez destas serão selecionadas para receber mentoria e serão avaliadas no evento para formatar sua viabilidade. Destas, duas também serão escolhidas como as melhores do Brasil. As inscrições de ideias podem ser feitas até o dia 24 de Agosto.

Sobre o Desafio Inovação Turismo Inteligente

Quem pode participar?

Categoria Startups – Tanto as desenvolvidas para atender exclusivamente o turismo, quanto aquelas que tenham soluções criadas para outros mercados, mas que podem ser customizadas para o turismo.

Categoria Ideias – ideias inovadoras passarão por um processo seletivo online. Este é um espaço para quem uma grande ideia, mas que ainda não tem uma startup.

Seletivas

Startups: seletivas regionais acontecem durante os eventos Experiência Braztoa: Recife (31/5), Curitiba (27/7), Rio Quente (9/8) e Belo Horizonte (22/8). Em cada evento, uma banca julgadora formada por profissionais do setor irá escolher dois vencedores das parciais que irão para a final, que acontece em setembro, durante a 45ª Abav Expo & 48º Encontro Comercial Braztoa.

Ideias: não há seletivas. Os dez projetos selecionados, inscritos no site da Braztoa, poderão se apresentar pessoalmente durante 45ª Abav Expo & 48º Encontro Comercial Braztoa.

Desafios
Os inscritos em ambas as categorias poderão escolher entre dois temas:

Desafio 1 – Agenciamento de Viagens e Turismo – Como renovar o papel dos operadores de turismo e das agências de viagens na cadeia do turismo?

Desafio 2 – Inteligência adaptada aos destinos brasileiros – como tornar os destinos turísticos brasileiros inteligentes?

Premiação
Os quatro vencedores – duas startups e duas ideias – serão premiadas com passagens aéreas, convites para participação em eventos selecionados do mercado e encontros com empresários do turismo.

Sobre a Braztoa
A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% dos pacotes turísticos comercializados no Brasil.

Em 2016, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 11,3 bilhões e embarcaram mais de cinco milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 10,6 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos).

Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a Braztoa promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

Informações à imprensa
Agência Guanabara
Diego Sierra – diego@agenciaguanabara.com.br
Tais Santos – tais@agenciaguanabara.com.br
11. 3062-6399 – www.agenciaguanabara.com.br