08.05.2019

Sustentabilidade no turismo: Quem pode fazer a diferença?

Você já ouviu falar em sustentabilidade no turismo? Não? Então, nós vamos te explicar como funciona e qual é a importância do tema.

O que é?

O turismo sustentável visa atender as necessidades dos turistas e prezar pelo meio ambiente que é visitado, ajudando a economia local e diminuindo os impactos ambientais. Principalmente aqui no Brasil, onde boa parte dos turistas procuram por um local em meio a natureza. A sustentabilidade no turismo garante o crescimento econômico, preservação do ambiente e cultura.

Responsabilidade

De quem é a responsabilidade do turismo sustentável? Além dos moradores da região, é responsabilidade de você turista, da agência de viagem e dos prestadores de serviços de turismo, que devem passar as orientações corretas sobre destino que você escolheu e realizar práticas sustentáveis, como diminuir o consumo de energia e água.

A palavra responsabilidade parece ter um peso muito forte, mas a sustentabilidade no turismo é algo bem simples, como: não jogar lixo no chão, não poluir os rios e cachoeiras ou qualquer outra atitude que possa colocar em risco os recursos naturais.

São essas pequenas atitudes que, a princípio parecem não fazer nenhuma diferença, que levam a preservação do meio ambiente, fazendo com que o turismo em regiões de natureza exuberante se prolongue por muitos anos.

Agência de viagem a favor da sustentabilidade no turismo

Como as agências de viagens podem ajudar no turismo sustentável? Além de inserir práticas sustentáveis dentro da agência, as operadoras e agências de turismo também têm parcerias com prestadores de serviços que atendam os quesitos da sustentabilidade no turismo, como hospedagem e roteiros sustentáveis.

A importância

A sustentabilidade no turismo é uma forma de controlar o fluxo de pessoas em determinado destino, para garantir que ele seja preservado. Um bom exemplo de que o turismo de massa pode causar grandes estragos, é Porto Seguro.

Um ponto turístico que foi muito visitado por conta da beleza natural, mas que foi super saturado e acabou perdendo os atrativos ambientais, culturais e até mesmo sociais por conta do descuido dos turistas que não sabiam a importância da preservação naquele momento.

Mapa Turismo Sustentável no Brasil

Pensando em desenvolver um turismo mais sustentável no Brasil, a Braztoa e o Ministério do Turismo se uniram e criam o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, onde iniciativas de agências de viagens, parceiros de turismo, associados Braztoa, meios de hospedagem e resorts, e estudantes são premiadas.

Veja o mapa Turismo Sustentável no Brasil: Iniciativas Premiadas (http://iniciativassustentaveis.turismo.gov.br)