04.11.2019

Canela se prepara para receber a Convenção Braztoa 2019

Cidade receberá, pela primeira vez, a Convenção Braztoa, Prêmio Braztoa de Sustentabilidade e SEEDS

Entre os dias 4 e 7 de novembro, a cidade de Canela, na Serra Gaúcha, recebeu de braços abertos a comitiva de associados e parceiros da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) para três importantes eventos da entidade: Convenção Braztoa 2019, Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020 e SEEDS 2019 (Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável).

O pontapé incial aconteceu na noite do dia 4/11 (segunda-feira), com um jantar realizado na Cervejaria Farol. O Prefeito do município, Constantino Orsolin e o Secretário de Turismo de Canela (RS), Angelo Thurlesdeu, deram as boas-vindas aos presentes.

“É uma alegria enorme contar com a Convenção Braztoa em Canela. É uma associação com um potencial enorme de trabalho e divulgação do Turismo no Brasil, por isso esperamos que o nome da cidade seja ainda mais espalhado pelos quatro cantos do País, atraindo cada vez mais pessoas em busca de novas experiências”, disse Orsolin.

Um dos diferenciais desta edição foi a integração de importantes pontos da cidade com as atividades da Convenção.

A Convenção Braztoa 2019 foi oficialmente aberta na manhã de terça-feira (5), pelo presidente da entidade, Roberto Haro Nedelciu, que enfatizou o Turismo como mola propulsora do Brasil e o papel humanizador dos operadores em um mundo cada vez mais robotizado. “Presidir a Braztoa tem sido muito importante para mim e, nos últimos seis meses, já aprendi e mudei muito. Temos que estar sempre aprendendo e evoluindo, ao mesmo tempo que atentos às tendências do mercado e ao que buscam os nossos clientes, pois eles são o termômetro ideal para novas ideias. Estamos focados em criar ações exclusivas, inovadoras e geradoras de novos negócios para as operadoras”, disse Nedelciu.

Durante a manhã de atividades no campus Região das Hortênsias da Universidade de Caxias do Sul, em Canela (RS), as empresas Ifaseg, Mobi Up, Brocker Turismo e Horwath HTL puderam fazer uma introdução sobre seus principais serviços e novidades de interesse para o mercado. Entre os destinos, o município de Parauapebas, no Pará, se destacou revelando a ambição de ser uma das principais opções turísticas do País dentro de dez anos. Além disso, ocorreram reuniões de análise das atividades do ano, debates sobre o mercado, expectativas e projetos para 2020.


“Sempre estivemos focados na natureza e temos um potencial turístico fantástico. Praticamos um Turismo sensorial, de humano para humano, buscando marcar quem nos visita com experiências inesquecíveis. Nosso objetivo é fazer com que eles queiram ficar mais dias na cidade ou saiam com a sensação de que poderiam morar aqui”, disse o secretário de Turismo, destacando que, nos últimos anos, Canela passou da 27ª posição para o Top 10 no ranking de cidades mais visitadas no Brasil.

A programação começa na terça-feira, 5/11, com a primeira parte da Convenção Braztoa, que acontece na Universidade Caxias do Sul, e será focada nos números, eventos e gestão da entidade. O dia ainda terá o SEEDS 2019 (Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável), um evento que visa deixar um legado em turismo responsável para a cidade que o sedia. Com inscrições gratuitas e limitadas, será composto de dois painéis interativos tendo como temas a Agenda 2030 e os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), mais especificamente os ODS 8, 12 e 14 (crescimento econômico inclusivo e sustentável, consumo e produção sustentáveis e uso sustentável de oceanos e recursos marinhos, respectivamente.

Destaque para o formato dos painéis, que foi estruturado com o objetivo de estimular a participação do público. Após a realização de uma breve rodada de debates (15 a 20 minutos) com os participantes de cada painel, será utilizada a dinâmica inspirada no método do aquário (fishbowl), na qual sempre haverá uma cadeira livre no palco que possa ser ocupada pela plateia, fomentando o debate horizontal entre a população local, o poder público, a academia e o trade.

“Acreditamos no debate aberto e no compartilhamento de experiências e informações como caminhos práticos para a democratização de conhecimento e como ferramentas para a evolução das pessoas em todos os âmbitos das suas vidas. Essa é a proposta do SEEDS, que foi trabalhado com muito profissionalismo, entre a BRAZTOA e a consultoria especializada ponteAponte, para chegar a este formato que apresentaremos em Canela. Temos a certeza de que deixaremos um legado muito positivo e importante para esta cidade que está acolhendo os integrantes da BRAZTOA de braços abertos”, disse Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.

O segundo dia de atividades começará com o lançamento de um conteúdo muito especial para a BRAZTOA. Os associados participantes farão parte do primeiro grupo do Projeto ZEITGEIST NAVIGATORS, uma experiência exclusiva de aprendizagem para gestores, empresários, lideranças e empreendedores – que vai ser tornar uma plataforma de conhecimento e inovação para nos ajudar a navegar entre mares da nossa sociedade e suas principais questões. As atividades serão mediadas pela equipe da UPLAB Laboratório Transmídia e conduzidas por Gustavo Nogueira, fundador da TORUS e curador do projeto NAVIGATORS. Baseado em Amsterdã, Gustavo ajuda líderes a navegar por mudanças juntos, rumo a uma sociedade criativa, sustentável e justa. Em parceria com festivais criativos como MECA, Share e Path, e com escolas de renome como Perestroika e ESPM, Gustavo Nogueira também realizou mais de 20 edições de cursos e workshops durante os últimos 5 anos para líderes das mais proeminentes marcas do Brasil.

Para completar a programação do dia, serão conhecidos os vencedores do grande protagonista da Convenção: o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020,  voltado ao reconhecimento de práticas e iniciativas sustentáveis no Brasil. Nesta edição, a premiação contabilizou recorde de inscrições: foram 180 iniciativas inscritas ( no ano passado foram 142 ) vindas de 114 municípios e 22 estados, incluindo todo tipo de organizações relacionadas ao turismo, destacando-se iniciativas sobre inovação, ecoeficiência, desenvolvimento local, igualdade de gênero, redução de resíduos, dentre outras que corroboram a adesão aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Além disso, o prêmio leva a Canela grandes nomes nacionais e internacionais ligados ao turismo e à sustentabilidade, que compõem sua banca julgadora, entre eles Alexandre Garrido (ABNT/Consultoria Sextante), Ariane Janér (Global Ecotourism Network – GEN), Chiara Gadaleta (Portal Ecoera / Discovery Channel), Fernando Kanni (Horwath HTL), Helena Costa (UNB), Ronald Sanabria (Rainforest Alliance), Jéssica Kobaiashi (Senac),  João Paulo Faria Tasso (UNB) e Gabrielle Nunes (Ministério do Turismo). Neste ano, o júri fará, pela primeira vez, uma visita técnica ao Alpen Park, para conhecer mais e conferir de perto o trabalho realizado.

A Convenção Braztoa se encerra na quinta-feira (7/11), dia repleto de atividades ao ar livre e muitas surpresas preparadas pela cidade anfitriã.

“Estamos muito felizes de estar em Canela, de mostrar o melhor da cidade para nossos associados. Teremos uma programação intensa e produtiva nos próximos dias. Estaremos próximos, unidos, pensando e debatendo juntos os caminhos a serem trilhados pela entidade, que são tão importantes e impactam diretamente nos nossos negócios e na economia do Brasil”, completou Roberto Haro Nedelciu.

Convenção

Destino Anfitrião: Canela

Apoio: Brocker e Pampas Hotel Fazenda

Patrocinador: Mobi Up

Parceiro Estratégico: Amures e Ifaseg

Destino Parceiro: Parauapebas

SEEDS

Destino Anfitrião: Canela

Patrocinador: CNC e Iberostar

Parceiro: Ilhabela, Travel Ace

Parceiro Estratégico: Senac

Parceiros Institucionais: Ministério do Turismo, ONU Meio Ambiente e Organização Mundial do Turismo

Instituição Apoiadora: Universidade de Caxias do Sul – Região das Hortênsias

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

Patrocinadores: CNC e Iberostar.

Parceiros Institucionais: Ministério do Turismo, ONU Meio Ambiente e Organização Mundial do Turismo

Parceiro Estratégico: SENAC.

Parceiro: Ilhabela.

Apoio: ABAV Nacional, Abracorp, Brasilian Incomming Tour Operator Association, Brocker Turiso, Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, Resorts Brasil, FecomercioSP, Pampas Hotel Fazenda, Sindloc SP, Travel Ace Assistance, UBRAFE e Visite São Paulo. 

Parceiros de Mídia: Agência Envolverde Jornalismo, Diário do Turismo, Mercado & Eventos, Página 22, PANROTAS e Viajar Verde.

Consultoria: ponteAponte

Sobre a BRAZTOA

A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil.

Em 2018, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 13,1 bilhões e embarcaram 6,5 milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 11,2 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos).

Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a BRAZTOA, que completou 30 anos neste ano, promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável. Em 2019 ainda serão realizadas a Convenção Braztoa e Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, em Canela/RS (4 a 7 de novembro) e o Braztoa Desvenda II, na Unibes Cultural (21 de novembro).

Sobre Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA

Roberto Haro Nedelciu trabalhou por 26 anos em uma empresa automotiva multinacional, no departamento de Tecnologia da Informação e já viajou para 80 países.

Engenheiro Industrial Mecânico, com MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas, além de sócio da Raidho Viagens, foi também diretor de Tecnologia e vice-presidente da BRAZTOA, entre 2015 e 2019, até assumir a presidência do Conselho de Administração da entidade para o biênio 201/2021.

Com espírito aventureiro, tem como hobby o motociclismo e o montanhismo, já subiu até o Campo Base do Everest (Nepal), Kilimanjaro (Tanzânia), Chimborazo (Equador) e o Monte Kota KinaBalu (Malásia).

Informações à imprensa

Agência Guanabara

Diego Sierra – diego@agenciaguanabara.com.br

Tais Santos – tais@agenciaguanabara.com.br