Imprensa
01.08.2017Presskit – Desafio Inovação Turismo Inteligente: edição Sul
BRAZTOA e SEBRAE levam para o Sul do país projeto que estimula startups e empreendedores com ideias inovadoras a gerarem soluções para o setor de turismo
Em um mundo cada vez mais conectado, com turistas que acessam aplicativos, redes sociais e informações on line na hora de viajar, estar no ambiente digital passou a ser obrigatório para o turismo brasileiro.
É com esse mote que BRAZTOA e SEBRAE promovem o Desafio de Inovação Turismo Inteligente, uma competição voltada ao desenvolvimento de projetos e ideias para o setor turístico e integração de startups com o mercado, em busca de soluções para aumentar a competitividade de um ou mais elos da cadeia do turismo no Brasil.
A final e premiação acontecerão durante a 45ª Abav Expo & 48º Encontro Comercial Braztoa, de 27 a 29 de Setembro, na área FUTURISMO, espaço de inovação onde serão realizados o Hackathon Viagens 2017 e a final do Desafio de Inovação Turismo Inteligente, entre outras atividades.
A edição Sul do evento terá a participação de 8 startups que representam a região. Até o momento, o projeto teve cerca de 30 inscritos.
Quem pode participar?
Serão duas categorias:
Startups – Tanto as desenvolvidas para atender exclusivamente o turismo, quanto aquelas que tenham soluções criadas para outros mercados, mas que podem ser customizadas para o turismo.
Ideias – ideias inovadoras passarão por um processo seletivo online. Este é um espaço para quem uma grande ideia, mas que ainda não tem uma startup.
Desafios
Os inscritos em ambas as categorias poderão escolher entre dois temas:
Desafio 1 – Agenciamento de Viagens e Turismo – Como renovar o papel dos operadores de turismo e das agências de viagens na cadeia do turismo?
Desafio 2 – Inteligência adaptada aos destinos brasileiros – como tornar os destinos turísticos brasileiros inteligentes?
Seletivas
Ideias: as ideias serão selecionadas online e os dez projetos com maior potencial poderão se apresentar pessoalmente durante 45ª Abav Expo & 48º Encontro Comercial Braztoa.
Startups: seletivas regionais em cada macrorregião do Brasil, em paralelo aos eventos Experiência Braztoa: Recife (31/5), Curitiba (27/7), Rio Quente (9/8) e Belo Horizonte (22/8). Em cada evento, uma banca julgadora formada por profissionais do setor irá escolher dois vencedores das parciais que irão para a final, que acontece em setembro, também durante a 45ª Abav Expo & 48º Encontro Comercial Braztoa.
Premiação
Os quatro vencedores – duas startups e duas ideias – serão premiadas com passagens aéreas, convites para participação em eventos selecionados do mercado e encontros com empresários do turismo.
Inscrições
Para inscrições e mais informações: www.braztoa.com.br/desafio
Sobre a Braztoa
A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% dos pacotes turísticos comercializados no Brasil.
Em 2016, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 11,3 bilhões e embarcaram mais de cinco milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 10,6 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos).
Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a Braztoa promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.
Informações à imprensa
Agência Guanabara
Diego Sierra – diego@agenciaguanabara.com.br
Tais Santos – tais@agenciaguanabara.com.br
11. 3062-6399 – www.agenciaguanabara.com.br