27.08.2019

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020 tem recorde de inscrições

Esta edição do Prêmio representou 42% do total de todas as iniciativas inscritas em todas as edições anteriores

O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020 contabiliza recorde de inscrições nesta edição. Foram 180 iniciativas inscritas (no ano passado foram 142 pré-inscrições, sendo 75 finalizadas), vindas de todas as regiões do país, contabilizando 114 municípios e 22 estados. O prêmio recebeu inscrições de todo tipo de organizações relacionadas ao turismo, destacando-se iniciativas sobre inovação, ecoeficiência, desenvolvimento local, igualdade de gênero, redução de resíduos, dentre outras que corroboram a adesão aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, outra novidade deste ano.

Esse número, que representa 42% do total de todas as iniciativas inscritas no prêmio, entre 2012 e 2018, denota que as recentes alterações foram acertadas. A simplificação e redefinição de todo o processo seletivo, proporcionou mais clareza, objetividade e transparência. Isso foi imprescindível para a maior participação e democratização na inclusão das ações.

Entre as categorias para inscrição estavam: Associados BRAZTOA, Academia (Menção Honrosa), Agências de viagem, Mídia, Meios de Hospedagem, Hotéis e Resorts e Parceiros do Turismo. Vale ressaltar que as duas últimas foram as que tiveram maior adesão. 

“Recebemos esses números tão expressivos com muita alegria e com a certeza de que ele é resultado de um esforço coletivo. Debatemos sobre os caminhos de melhoria com nossos associados, jurados e especialistas, revisamos o regulamento, incluímos novas categorias, oferecemos treinamento online para ajudar as empresas no preenchimento adequado, ampliamos os parceiros de mídia. Trabalhamos duro e isso mostra que estamos no rumo certo. Vamos continuar cuidando deste Prêmio com zelo para dar visibilidade a todos os que trabalham em prol do presente e do futuro do turismo sustentável”, disse Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.

Os classificados para a segunda fase de avaliações serão contatados pela Consultoria Ponte a Ponte, até a próxima sexta-feira, 30 de agosto. Os finalistas serão anunciados durante a 47ª ABAV Expo & 52º Encontro Comercial Braztoa, em setembro, e os vencedores serão apresentados na cerimônia de entrega do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, de 4 a 7 de novembro, em Canela-RS, juntamente com o SEEDS e a Convenção Braztoa 2019.

Todos os finalistas receberão um certificado e todos os vencedores receberão o selo e um troféu como “Vencedor do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020”, que conta com a chancela de organizações de renome no setor, como a OMT, a ONU Meio Ambiente e o Ministério do Turismo. Além disso, a Braztoa promoverá a divulgação dos premiados no Anuário Braztoa 2020 e em todas as suas mídias próprias e dos parceiros de mídia que apoiaram a iniciativa.

O júri – composto por 11 especialistas reconhecidos, do Brasil e do Exterior – também selecionará um dos vencedores para ganhar outros benefícios exclusivos, como um vídeo institucional produzido pelo Ministério do Turismo, além de uma bolsa de estudos integral para um curso de pós-graduação (EAD), do Senac-SP.

Sobre a Braztoa

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil.

Em 2018, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 13,1 bilhões e embarcaram 6,5 milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 11,2 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos).

Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a Braztoa promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

Informações à imprensa

Agência Guanabara

Diego Sierra – diego@agenciaguanabara.com.br

Taís Santos – tais@agenciaguanabara.com.br